domingo, 5 de agosto de 2012

Búzios será a primeira 'cidade inteligente' da América Latina





Com o novo sistema o consumidor vai poder gerenciar seus gastos de energia e, com isso, poderá reduzir os seus custos nas contas de luz em até 20%.


O município Armação dos Búzios, no litoral fluminense, não será mais conhecida apenas pelas suas belezas naturais: será a primeira “Cidade Inteligente” da América Latina e a quarta do mundo.
O projeto — que faz parte do programa Rio Capital da Energia e já está sendo implementado pela distribuidora de energia Ampla — prevê a automação de todo o sistema de distribuição de energia usando modernas tecnologias.
Segundo o presidente da Ampla, Marcelo Llévenes, com o novo sistema o consumidor vai poder gerenciar seus gastos de energia e, com isso, poderá reduzir os seus custos nas contas de luz em até 20%.
— O consumidor vai acompanhar o consumo de energia de cada aparelho dentro de casa — disse Llévenes.
Esse projeto, de acordo com o executivo, está no primeiro ano de um total de três que levará para ser executado e prevê investimentos totais de R$ 37,6 milhões. Entre outras novidades, está prevista a instalação de sinalização de trânsito com energia solar, lâmpadas de LED em toda a cidade, além de sistema de última geração de medição de energia nas casas do próprio consumidor, além do asfalto feito com borracha de pneu reciclado. A rede elétrica será flexível, automatizada e integrada.
A Ampla vai testar também na cidade fontes renováveis como a solar e desenvolver uma pesquisa de mobilidade com veículos elétricos (automóveis e bicicletas.
O presidente da Ampla destacou que o desenvolvimento de energias sustentáveis é fundamental para o futuro da empresa.
— Ter maior responsabilidade social não é uma moda que vai passar. O desenvolvimento sustentável é um caminho sem volta — afirma Llévenes.