sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Rio de Janeiro Sustentável



Prainha avaliada para receber selo Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é desenvolvido pela Organização Não-Governamental Internacional Fundação para a Educação Ambiental – FEE, iniciativa que conta com a participação de 46 países, e tem o Ministério do Turismo como integrante do júri nacional.
 
O programa chegou ao Brasil em 2006, mas já conta com 25 anos de atuação, e tem como objetivo elevar o grau de conscientização da sociedade para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro. É um selo de caráter socioambiental criado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), instituição internacional com sede em Copenhagen, na Dinamarca. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambiental Ratones (IAR).
 
As praias e marinas inscritas no programa comprometem-se a cumprir os critérios distribuídos nas seguintes categorias: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental. As avaliações ocorrem em três instâncias: operador nacional do programa, júri nacional e júri internacional.
 
O Júri internacional do Programa Bandeira Azul é composto por representantes das seguintes instituições: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Organização Mundial do Turismo (OMT), Federação Internacional de Salvamento (ILSF), Agência Europeia de Meio Ambiente (EEA), União Europeia para Conservação Costeira (EUCC), União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), um especialista em Educação Ambiental, Conselho Internacional das Associações da Indústria Marinha (ICOMIA) e a FEE.