domingo, 23 de outubro de 2011

Copa do Mundo transcende, e muito, a esfera esportiva .

 O Mundial traz consigo o potencial de induzir o desenvolvimento social e econômico, com geração de renda e consequente redução de desigualdades. Para trabalhar essas oportunidades em sintonia com as 12 cidades-sede foram criadas nove Câmaras Temáticas. Cada uma é responsável por áreas fundamentais à realização do evento. 

 o Comitê Gestor da Copa do Mundo da FIFA 2014 está estimulando a instalação de câmaras, com temas correspondentes, em todas as cidades-sede. Esse trabalho tem se desenvolvido positivamente, fortalecendo a integração com os estados e com a sociedade. Para melhor desenvolver essa ação, cada câmara temática nacional conta com uma coordenação para organizar o seu trabalho.
Estádios
Meio Ambiente e Sustentabilidade
                                
Cultura, Educação e Ação Social
Desenvolvimento Turístico
Promoção Comercial e Tecnológica
Saúde
Segurança
Infraestrutura
Agenda de Evento
Transparência




 
 A Câmara de Desenvolvimento Turístico trabalha no diagnóstico do setor para consolidar o Plano Estratégico do Turismo Brasileiro para a Copa de 2014, que deve atrair 600 mil visitantes estrangeiros. Outros 3 milhões de brasileiros deverão circular pelo País durante o Mundial.
Com o objetivo de atender bem a essa grande quantidade de visitantes, foi concluída uma avaliação dos atrativos prioritários de cada cidade-sede, que somam 170 pontos turísticos, o que permitirá a adoção de medidas para melhorar a recepção aos turistas.
Já o mapeamento da rede hoteleira dará as diretrizes dos esforços de ampliação e modernização dos espaços por meio de uma parceria com as entidades representativas do setor. Uma linha específica do BNDES, o ProCopa Turismo, vai destinar R$ 2 bilhões para financiar a construção, reforma, ampliação e modernização de hotéis.
Adicionalmente, o programa Bem Receber Copa busca promover a qualificação de profissionais que já estão no mercado de trabalho. Este ano, 70 mil trabalhadores serão qualificados nas áreas de bares, restaurantes, ecoturismo, turismo de aventura e línguas estrangeiras (inglês e espanhol). Até 2014 serão 306 mil profissionais atendidos.