quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Faces do Brasil – Opção Social da Editora Ética

Belíssima e acertada a iniciativa da Editora Ética em oferecer ao mercado a vasta coleção História e Cultura Afro –Brasileira e Indígena.
 O lançamento da coleção Faces do Brasil, no último dia 15, foi um dos eventos mais importantes já realizados em Brasília, com abordagem da temática etnicorracial. A opinião foi compartilhada por dirigentes de órgãos públicos federais ligados à luta pela igualdade racial (Seppir e Conapir), instituições estaduais (conselhos da Igualdade Racial de vários estados) e entidades nacionais do movimento negro e indígena, representantes de religiões de matriz africana, de quilombos e de mulheres.
A coleção é editada pela Editora Ética, empresa que abraçou o movimento e que promove ações de afirmação desses setores da sociedade, com a oferta de livros didáticos, paradidáticos e técnicos, como é o caso dessa coleção, que já está disponibilizada para professores, escolas e instituições ligadas à educação em todo o país através do site da empresa (www.editoraetica.com.br).
O próprio lançamento, na sede da Fundação Cultural Palmares, em Brasília, mostrou a importância da ação. O evento foi prestigiado por cerca de 200 pessoas, que representaram um amplo leque dos setores da luta organizada pela igualdade racial no Brasil. A coleção Faces do Brasil iniciou composta por 42 livros, de 39 autores, de várias partes do país, e deve receber novos títulos em breve.
Uma grandiosa colaboração para a Cultura do país, comunidades tradicionais e memória brasileira.
Através dessas ações efetivas que todos os atores da Cultura e História do país participam de um resgate da história de um povo plural, DNA do povo brasileiro.
 A questão étnica no Brasil ficou mais subsidiada com a promulgação recente das Leis n° 10.639/03 e 11645/08 e com isso todo o povo tem um ganho inestimável de conhecimento, riqueza de valores da sua história que ultrapassam a nossa realidade.
Parabéns a Editora Ética, afinal, com sua enorme largueza comercial em está proporcionando aos nossos  alunos, entendimento, pautado  em  Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que asseguram o  “direito à igualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garantem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros”.

Opção social

“Essa é uma ação que mostra a visão e a opção social da editora. Oportunizar a publicação desses autores, que são os guerreiros da luta racial de hoje, como foram os grandes heróis do passado, é garantir que essa guerra seja vencida, um dia, a partir da arma mais eficaz nesse tipo de combate: a educação e o conhecimento. Tenho dito que participamos de um momento importantíssimo da história do Brasil, que é o da revolução pela educação. Posso dizer que somos atores, junto com todos esses parceiros, desse movimento revolucionário”, destaca o diretor da Editora Ética, Ângelo Carvalho.

Ele faz questão de reverenciar a liderança da professora Jacy Proença nesse projeto, o que garantiu a ampla participação de autores, professores e pesquisadores da temática. “Jacy Proença tem papel fundamental nesse projeto. Ela mostrou que é possível uma empresa comercial atuar de maneira efetiva na construção de um país livre desse mal que é a desigualdade e a discriminação racial”.

Uma grande colaboração para a Cultura e história Brasileira.