Levando na bagagem uma grande dose de coragem e disposição para enfrentar o exotismo de tal viagem ao lado de um enorme gosto pelo desconhecido nos envolvemos nesta aventura única e gratificante. Era verão ,julho , e o clima nos animou com a esperança de dias claros e bom tempo.Começando em São Petersburgo , Moscou , Sibéria e Mongólia usando avião trem e ônibus , chegamos até Pequin.
A personificação do orgulho e gloria do país que hoje toma características diferentes na sua política perante o mundo. Fundada por Pedro I o Grande em 27 de maio de 1703, empolgou a geração que o apoiou neste empreendimento de grandeza e tornou-se um símbolo da nova etapa da historia russa. Cortada pelo rio Neva que a banha formando ilhas, invade a cidade criando um labirinto de canais emoldurados pela linda arquitetura barroca do século XVIII. A ilha chamada de Vassilievski, foi o centro da ciência e das artes. Ali se estabeleceram o Pensamento, a Sabedoria e a Criação. Entre seus lindos monumentos não se pode esquecer, Catedral da Virgem de Kazan o Almirantado, a Catedral de Smolni e como jóia das artes o famoso Museu do Hermitage.Suas magníficas obras de arte aliadas a sua beleza estrutural e decorativa são um marco inesquecível da cidade. Não seria esquecida ainda a ilha onde soberbamente se situa a
Fortaleza de Pedro e Paulo, com a sua catedral, e o alto campanário encimado pela agulha dourada de 122,3 m de altura que ostenta a figura do Anjo Gabriel o qual se diria ser uma testemunha dos acontecimentos históricos através dos tempos, dominando no horizonte o perfil barroco da cidade. Obedecendo as transformações sofridas na política russa durante os últimos anos, pasma ao turista a visita a capela na mesma catedral de São Pedro e São Paulo onde com todas as honras de nobreza encontram-se os túmulos do ultimo czar russo Nicolau II e sua família, sacrificados durante a revolta bolchevista e hoje considerados heróis nacionais.
Fortaleza de Pedro e Paulo, com a sua catedral, e o alto campanário encimado pela agulha dourada de 122,3 m de altura que ostenta a figura do Anjo Gabriel o qual se diria ser uma testemunha dos acontecimentos históricos através dos tempos, dominando no horizonte o perfil barroco da cidade. Obedecendo as transformações sofridas na política russa durante os últimos anos, pasma ao turista a visita a capela na mesma catedral de São Pedro e São Paulo onde com todas as honras de nobreza encontram-se os túmulos do ultimo czar russo Nicolau II e sua família, sacrificados durante a revolta bolchevista e hoje considerados heróis nacionais.
Visitas indispensáveis:
ALMIRANTADO - sobressai-se sobre a paisagem da cidade com a sua torre encimada por uma agulha de 72ms. Arrematada por uma grimpa em forma de fragata de três mastros.
PRAÇA DOS DEZEMBRISTAS: nome dado em memória do notável acontecimento da história russa quando em 14 de dezembro de 1825 ao pé do Cavaleiro de bronze iniciou-se uma formação insurgente contra o Czar que com suas tropas sufocou o movimento. Estão aí o Monumento a Pedro o Grande (Cavaleiro de bronze), o edifício do Senado e Sínodo.
PRAÇA DE SANTO ISAAC E CATEDRAL DE SANTO ISAAC. – aí a bela escultura de Nicolau. Esta catedral foi edificada durante 40 anos, cuja bela e imensa cúpula ocupa o quarto lugar entre as maiores do mundo, perdendo apenas para a do Vaticano, São Paulo em Londres e Santa Maria Fiori em Florença. Luxo e beleza emolduram seus interiores.
PALACIO MARINSKI - construído para a filha mais velha do Czar Nicolau I, Maria Nikolaevna, como presente de casamento é um exemplo de luxo e uma obra prima de arte.
AVENIDA NEVSKI - é uma das avenidas – raios e recebeu o status de via principal de S.Peterburg.Cortada por canais e pequenos riachos pontes artísticas os cortam as vezes em arcos com gradis trabalhados , dando ao local uma fisionomia artística e bela. Bordejada por mansões onde no passado moraram personagens ilustres como Gogol e Dostoevski.
CATE DRAL DA VIRGEM DE KAZAN. Simples e imponente na ostenta os melhores escultores e pintores da Russia que a converteram no “templo da arte russa”. Durante alguns anos aí se situou o Museu da Religião e Ateísmo. Atualmente os ícones tirados daí ,foram retornados e ela voltou a ter ofícios religiosos.
MUSEU ESTATAL RUSSO - Era o Palacio Mikhalovski que foi adquirido pelo Estado e em 1805 aí se estabeleceu o primeiro museu estatal de arte. Belos exemplos de pintura se encontram em seu acervo cultural.
PRAÇA OSTROVSKI E O TEATRO ALEXANDRINSKI - Alem do belo teatro está aí o lindo monumento a Catarina II .
TEMPLO DA RESSURREIÇAO DE CRISTO (SALVADOR SOBRE SANGUE)Igreja ortodoxa erigida em honra ao Czar Alexandre II vítima de uma explosão terrorista em 1881 sendo também denominada como templo do Salvador Sobre o Sangue.Seus interiores são ricamente decorados e merecem uma visita.
JARDIM DE VERÃO- construído em estilo europeu com estátuas barrocas e separado da movimentação da rua por grades
PALACIO DE IUSSUPOV – às margens do rio Moika pertencia a um nobre e tornou-se famoso pelo fato de em 16 de dezembro de 1916 ter sido o palco do assassinato do famoso Grigori Rasputin, que foi figura famosa durante a Revolução bolchevique. No subsolo está o quarto para onde Rasputin foi atraído para a morte e figuras em cera reproduzem como teria sido o atentado.
TEATRO MARIINSKI é o principal teatro de opera e ballet. As performances de ballet aí são constantes e imperdíveis.
Seguem alguns outros monumentos que poderão ser visitados caso haja tempo:
MOSTEIRO DE ALEXANDRE NEVSKI
CATEDRAL DE SANTISSIMA TRINDADE
SÃO NICOLAU DOS MARINHEIROS
CATEDRAL DE SMOLN I
CRUZADOR AURORA - símbolo do inicio da Revolução Bolchevique em 1917 ainda ancorado em plena cidade.
PRAÇA DA VITORIA - com os monumentos aos russos que durante a segunda Guerra Mundial resistiram ao cerco de 900 dias feito pelas tropas nazistas (de setembro de 1941 a janeiro de 1944 ) onde milhares morreram de fome e frio resistindo a um bloqueio nunca visto pela humanidade. Único caminho de abastecimento possível durante este período foi o lago Ladoga durante o período em que ele se congelou.
CEMITERIO DE PISKARIOVSKOIE - onde em covas comuns estão sepultadas as milhares de vitimas deste cerco. Durante o bloqueio pereceram cerca de um milhão de pessoas entre civis e outros dos quais 20 mil devido a bombardeios
Um passeio a pé a cidade é importante correndo as margens dos rios que cortam a cidade, os jardins e as belas pontes todas elas com uma historia e um significado
Diferente em toda São Petersburgo é uma obra de arte e um prazer visitá-la.
Nos arredores de São Petersburgo:
PETERHOF ou (PETRODOVORET) - Conhecido como Palácio de Pedro
O Grande é um grandioso conjunto de Palácios e Jardins do século XVIII e XVIX .Seus jardins tem lindas esculturas douradas entremeada por fontes e cascatas que descem do alto de uma nascente na colina usando a própria força da gravidade.Seus interiores são riquíssimos em decoração e pinturas. É uma visita imperdível. Seus jardins chegam até as margens do mar Báltico numa sucessão deslumbrante de cores e ambientes bucólicos. Impossível descrever minuciosamente tamanha beleza. Só a própria visita irá testemunhar.
TSARSKOE SELO (Palácio de Catarina) Esposa de Pedro I o Grande. Pinturas e decorações em estuque e ouro deslumbram o visitante. Como destaque aí o quarto todo recoberto em âmbar. Durante a segunda guerra mundial o palácio foi muito danificado porem hoje completamente reconstruído não dá sinais do que se passou. O quarto de âmbar foi preservado por alguém que retirou a preciosa decoração porem tudo se restabeleceu como antes durante a restauração.
Seus jardins são também magníficos bordejados de estatuas e lagos.
PAVLOVSK - ou Palácio de Paulo filho de Catarina. Sem o esplendor dos palácios anteriores é também de importância a sua visita. Também jardins com estátuas preciosas além de sua decoração interior com peças de porcelana, móveis e pinturas valiosas. Vale uma visita.
* Próxima semana continuação.