quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

FEEDBACK... Uma necessidade produtiva dentro da organização por Paula Cambotta



Para ser eficaz, útil e construtivo, o feedback deve ser neutro, específico, oportuno e direto. Assim, ao oferecê-lo a um profissional, ele deverá:
Ser justo - Antes de fazer críticas ou elogios, analise se são realmente merecidos ou necessários.
Ser específico - Dizer "este trabalho ficou excelente" é melhor que dizer "você faz bons trabalhos". Se for uma crítica, diga "este trabalho não está claro" ao invés de "o trabalho tem falhas".
Ser criterioso - Elogiar demais ou criticar por qualquer motivo perde rapidamente o efeito, pois as pessoas se acostumam e não dão muita importância.
Nunca faça críticas destrutivas - Não misture a situação criticada com a pessoa. Diga: “Esse trabalho merecia mais atenção” ao invés de “Você é um incompetente”.
Postura equilibrada - Modere seu tom de voz e seu gestual. As pessoas prestam mais atenção e absorvem melhor informações que venham de pessoas que demonstram equilíbrio emocional. Auto Controle.
Fale na hora certa - Um elogio quando dado em público será ainda mais relevante para a autoestima de quem recebe. Uma crítica sempre deve ser em particular, para não humilhar a pessoa.
Sinceridade - As pessoas percebem facilmente quando o feedback é "forçado". Portanto não "burle a situação". Sinceridade ainda conta muito.
Finalizando.... Líderes, não é suficiente apenas saber realizar feedback.... Aceitar o feedback que vem das equipes é primordial... É um desafio, pois esse é um exercício que traz desenvolvimento e que gera resultados importantíssimos.
Reflitam sobre a importância do feedback nas Organizações!
Paula Cambotta




Paula Cambotta - Graduada em Marketing (Especialização - Endomarketing e Mkt Interno) com Desenvolvimento no Nicho Hoteleiro/Turístico. Facilitadora, Consultora e Gestora hoteleira - Foco no Colaborador, com excelentes estratégias para o aprimoramento do serviço, estabelecendo práticas e didáticas específicas para o comprometimento Interno. Especialista em Hospitalidade e Excelência no Atendimento com técnicas específicas na utilização dos 5 sentidos para fidelização do cliente.
Contato:
@pmcambotta(Twitter)
paula.cambotta(Skype)