segunda-feira, 13 de maio de 2013

Mergulho Acessível em Cabo Frio




A garantia de acessibilidade aos deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção é algo que vem crescendo em todo o mundo, principalmente nos países mais desenvolvidos. No Brasil, há muitos grupos organizados divulgando e ajudando na conscientização sobre o assunto. O poder público muito vagarosamente vem tomando algumas medidas, mas a situação geral ainda deixa muito a desejar, principalmente para os deficientes visuais e auditivos.

Neste sábado, a cidade de Cabo Frio - RJ deu um grande passo em sua política de acessibilidade. Foi implantado o projeto "Nossa praia - Praia para todos".
Trata-se de um projeto constante do plano de governo do prefeito Alair Corrêa, destinado a possibilitar a acessibilidade às praias para deficientes físicos e pessoas com dificuldades de locomoção. Estas pessoas poderão contar com cadeiras-anfíbio para que possam tomar banho de mar, além do acompanhamento de dois profissionais de Educação Física e um fisioterapeuta.
O projeto funcionará nos finais de semana, na Praia do Forte. E durante os períodos de férias, funcionará todos os dias.

Eu vejo a promoção da acessibilidade como uma iniciativa maravilhosa que vai muito além de facilitar o ir e vir do público alvo do projeto. Promover a acessibilidade é trazer mais segurança, alegria, socialização e aumento da autoestima de pessoas que muitas vezes acabam excluídas de diversas atividades por falta de condições físicas necessárias. No dia-a-dia, gestos que para nós são tão simples costumam ser muitas vezes impossíveis para elas. Sair, andar pela cidade, tomar um banho de mar, quantas pessoas acabam privadas de tudo isso e passam a se sentir excluídas e deprimidas. Agora, vivendo em uma cidade mais acessível, com seus espaços públicos devidamente adaptados, essas pessoas sentirão mais segurança e apoio para suas atividades, naturalmente ressurgirá nelas a força, a alegria e a vontade de aproveitar novas oportunidades Se sentirão mais livres, e essa liberdade fará com que consigam se redescobrir através da superação de suas limitações.

A acessibilidade visa humanizar nossas cidades. E é para todos nós, não só para deficientes físicos, pois todos nós estamos sujeitos a ter dificuldades de locomoção por qualquer motivo, até mesmo pelo avançar da idade.