terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

MSC Cruzeiros e Explora Journeys juntam-se ao Green Marine Europe Label




A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC anunciou hoje a sua adesão ao programa voluntário de certificação ambiental, o Green Marine Europe Label, tornando-se a primeira grande empresa global de cruzeiros a participar na iniciativa europeia. A MSC Cruzeiros e a Explora Journeys irão monitorar anualmente o desempenho ambiental de todos seus navios em oito indicadores-chave.

Os resultados serão entregues a uma consultoria externa para verificação e publicação dos resultados nos oito indicadores de performance: espécies aquáticas invasoras, emissões de poluentes atmosféricos (SOx e PM), emissões de poluentes atmosféricos (NOx), emissões de gases de efeito estufa, descarte de óleo, gestão de resíduos, ruído subaquático e reciclagem responsável.

O Green Marine Europe Label é resultado de uma parceria entre o programa norte-americano de certificação ambiental Green Marine, em operação há dez anos, e a Surfrider Foundation, ONG focada em proteção oceânica e marítima na União Europeia. A iniciativa europeia foi lançada em 2020 para criar um mecanismo que apoie as armadoras na demonstração de seu desempenho ambiental na Europa.

A adesão da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC ao programa europeu vem de encontro aos objetivos da empresa de atingir zero emissões líquidas até 2050. Nos últimos anos, o Grupo vem implantando tecnologias ambientais, combustíveis e soluções de última geração que incluem sistemas de controle de emissões, sistemas de tratamento de água de lastro e sistemas de tratamento de águas residuais. Os dois primeiros navios da Explora Journeys atualmente em construção, contarão com essas e outras soluções ambientais.

O Grupo MSC tem um compromisso desafiador à frente. Enquanto os combustíveis e as tecnologias não existem em escala, ou não atingiram o nível de maturidade necessário para sua implementação comercial, a empresa realiza estudos para acelerar o desenvolvimento de novas soluções. Estas incluem a construção de navios movidos a hidrogênio, uso de células de combustível em navios movidos a GNL, readaptação da tecnologia de células de combustível e tecnologias de baixo carbono e design de navios. O MSC World Europa e o MSC Euribia já fazem parte da nova geração de navios movidos a GNL.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, disse: “Mesmo enquanto enfrentamos os muitos desafios dos últimos dois anos, nunca perdemos de vista nossas responsabilidades a longo prazo. Em linha com o nosso compromisso com a sustentabilidade e o nosso objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050, o Green Marine Europe Label nos ajudará a demonstrar nosso progresso e compartilhá-lo com nossos hóspedes, as comunidades que visitamos e todos os nossos stakeholders. Tudo isso, enquanto continuamos nosso trabalho em vários projetos que estudam o desenvolvimento de combustíveis verdes e soluções tecnológicas e esperamos trazê-los à vida o mais rápido possível.”

Minas Myrtidis, Vice-presidente de Operações Ambientais e Compliance da MSC Cruzeiros, disse: “A certificação do Green Marine Europe Label em toda a nossa frota demonstrará ainda mais o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental, pois também reflete nosso desejo de melhorar continuamente nosso desempenho nessa área.”