segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Garrafas Sustentáveis - Novidade sustentável da Ambev



Em Dezembro do ano passado, após divulgar cervejaria e maltaria carbono neutro, a fabricante de bebidas Ambev anunciou que o Paraná será o berço de mais uma planta industrial da empresa, a partir da assinatura de um protocolo de intenções para investir em uma nova fábrica de vidros sustentáveis no estado, em um investimento que soma R$ 870 milhões.


A unidade já será construída usando apenas fontes de energia elétrica renovável, e será equipada para operar com biocombustíveis. Além disso, ela terá uma estação para tratar 100% dos efluentes gerados e reaproveitar a água utilizada no processo.

A fábrica de vidros vai produzir garrafas a partir da reciclagem de cacos recolhidos a partir de uma parceria com empresas de logística reversa e cooperativas. Serão produzidas garrafas dos tipos long neck, 300 ml, 600 ml e 1 litro para diversos rótulos da empresa, tais como Brahma, Skol, Budweiser, Stella Artois, Becks e Spaten.

A fábrica vai abastecer cervejarias do Paraná e de diversos outros estados. A empresa ainda está realizando estudos para determinar qual município vai receber a fábrica. A previsão é que as operações sejam iniciadas até 2025.

A nova unidade representa uma aposta no desenvolvimento da logística reversa e economia circular, e está alinhada à meta da empresa de ter 100% dos seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025.

A AMBEV possui o programa de “Economia Circular” de vidro do Grupo Muda.

Fonte: Governo do Estado do Paraná