sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Dia Mundial da Desintoxicação Digital

Acontecerá no próximo dia 10 de Dezembro na Embaixada do Brasil em Atenas o evento que promove bem-estar e a saúde mental, Dia Mundial da Desintoxicação Digital.
Com o objetivo de sensibilizar, conscientizar sobre a importância do Desligar, o evento terá também ações sociais em comemoração ao natal junto as crianças. A embaixadora no Brasil do movimento Dianna Ruas está sempre atenta a importância de ações sustentáveis que tragam beneficios ao Todo.
Confira no site a programação. www.worlddigitaldetoxday.com

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

São Paulo e Rio de Janeiro com Ponte Aérea Biométrica

 Desde  do dia 09 de Agosto está funcionando nos aeroportos de Congonhas -SP e Santos Dumont - RJ o check-in por meio de biometria facial.

Para utilizar o sistema, o usuário precisa apresentar documento biométrico válido (CNH digital ou título de eleitor digital), passagem aérea e acesso ao canal de cadastramento e validação biométrica da companhia aérea.

No aeroporto, a biometria facial é realizada em duas etapas: primeiro, no acesso à sala de embarque, depois no acesso à aeronave. Na entrada da sala de embarque , totens fazem a leitura biométrica da face, consultando a base de dados dos órgãos oficiais, verificando o cadastro do passageiro e a existência do cartão de embarque válido. Aprovada a biometria, o passageiro fica autorizado a ingressar no local. A segunda etapa ocorre no portão de embarque, no momento de ingresso à aeronave.

O tripulante que escolher o procedimento biométrico deve acessar a aplicação Embarque + Seguro Tripulante, por meio de dispositivo móvel em sua conta pessoal da plataforma gov.br. 

O processo ocorre com a checagem dos dados e de documentos profissionais, seguida de captura de selfie e habilitação do usuário como participante do Embarque + Seguro Tripulante, o que não exime o profissional de se submeter à inspeção de segurança aeroportuária.

Ele deve aceitar os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD), necessitando fazer o mesmo procedimento a cada novo voo, sendo a escolha opcional. Executada essa ação de forma digital e validado o cadastro, o passageiro estará apto a usar o sistema biométrico para o respectivo voo.


terça-feira, 2 de agosto de 2022

Turismo do Estado de São Paulo recupera ritmo de abertura de novas empresas



O ritmo de abertura de empresas do setor de turismo no Estado de São Paulo já se recuperou totalmente ao nível do período pré-pandemia. O saldo do primeiro semestre de 2022 é de quase 3.000 novas empresas

Nos primeiros seis meses do ano, o Estado de São Paulo contabilizou 8.517 aberturas de empresas relacionadas ao setor do turismo e 5.628 baixas, estabelecendo um saldo positivo de 2.889 empresas de turismo. Isso representa 99,41% do registrado no primeiro semestre de 2019, quando houve um saldo acumulado de 2.906 novas empresas.

Os meses de maior crescimento foram fevereiro, março e maio, que concentram 57,42% de todo o saldo positivo de 2022. Maio foi o mês com o melhor saldo de novas empresas do setor de turismo (733).

O estudo foi feito pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo, vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Foram utilizados dados da Junta Comercial e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O levantamento analisou dados de 11 atividades: alojamento, alimentação, transportes rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo, locação de veículos, agências de turismo, organização de eventos e atividades culturais, esportivas e de lazer.

Os setores que mais se destacaram no período foram atividades culturais (aumento de 133% em relação a 2019), atividades esportivas e de lazer (93% de aumento), alojamento (33%), locação de veículos (9%) e organização de eventos (5%). Apenas os transportes aquaviário e ferroviário tiveram saldo negativo.

“O saldo positivo na abertura de novas empresas reflete a retomada do turismo no Estado de São Paulo, uma atividade fundamental para geração de emprego e renda e desenvolvimento da economia como um todo. Temos investido fortemente nos últimos quatro anos para criar condições para atrair cada vez mais turistas e novas empresas em todo o Estado”, afirma Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.


quarta-feira, 15 de junho de 2022

Evento em Aparecida da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo do Estado de São Paulo FEBTUR-SP

O evento  ENCONTRO DE MÍDIAS DA FEBTUR-SP EM APARECIDA, São Paulo acontecerá com uma programação extensa e variada. Confira.


Turismo gera desenvolvimento
Local: Grande Hotel Presidente Wenceslau, Praça N.S. Aparecida, 109 - Centro, Aparecida.
PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS:
Dia 22 de Junho de 2022 (quarta-feira), das 10h às 18h
MANHÃ:
PALESTRAS das 10 às 13h.
10 h - ABERTURA: Saudação aos participantes por Ivan Leyraud Moniz Ribeiro Filho, Presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo do Estado de São Paulo FEBTUR-SP e Diretor Financeiro da FEBTUR Nacional.
- Composição da Mesa Diretora dos Trabalhos.
10h15min- Saudação seguida da palestra “Associativismo e a Importância da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo” pelo Presidente da FEBTUR Nacional, Gorgonio Loureiro, vindo de Salvador, Bahia.
10h30min - “Hotelaria e Turismo Esportivo” pelo Anfitrião Fábio José Elache, Vice Presidente de Turismo Esportivo da FEBTUR-SP.
10h40min - “Juntos por Aparecida”, ministrada pelo Consultor Márcio Araújo, da Regional do SEBRAE de Guaratinguetá.
10h50min - “Turismo Religioso”, por João Gilberto de Oliveira, Assessor Cultural da Prefeitura de Aparecida e Vice Presidente de Turismo Religioso da FEBTUR-SP.
11 h - “Rede de Comunicação: Jornal, Revista e Rádio FM” pelo CEO do Grupo de Comunicação A Cidade de Votuporanga e Presidente do Conselho de Ética da FEBTUR-SP, João Carlos Andrioli Ferreira.
11h15min - Cofee Break.
11h30min - “O Turismo na Constituição Brasileira” pela Dra. Bruna Vieira, Mestre e Professora Especialista em Direito Constitucional.
11h40min - “A essencialidade da Mídia Digital” por Ira Lauren, Vice Presidente de Marketing Digital da FEBTUR-SP.
11h50min - “Hotelaria pós Pandemia”, pelo Hoteleiro do Vale do Sonho Hotel e Eventos de Guararema, Ricardo Magalhães.
12h - “Ações da ACIA para o Turista” pela Presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida, Paloma Radwansk.
12h10min - “O SENAC de Guaratinguetá contribuindo para o desenvolvimento regional”, pela Gerente do SENAC Guaratinguetá, Dorothy Rosa Dagort Ponce.
12h20minàs 12h45min - Horário destinado à entrega de Termo de Posse para Reinaldo Cabral, como Vice Presidente de Turismo Rural da FEBTUR-SP, acomodação de horários e tempo para os participantes escreverem suas Perguntas que serão posteriormente respondidas pelos Palestrantes e/ou pela FEBTUR-SP.
12h45 às 13 horas - Descanso à espera do Almoço.
13 h - Almoço no Restaurante do Grande Hotel Presidente Wenceslau, ao preço simbólico de R$ 20,00 por pessoa.
TARDE:
Palestra Magna sobre “Viagens Gastronômicas e Editoração de Livros” com o Jornalista, Chef de Cuisine, Escritor e Editor de Livros, pela sua Editora Boccato, André Boccato que está sairá da Bienal do Livro de 2022 de São Paulo direto para Aparecida.
Lançamento e Tarde de Autógrafos do livro “A História de Nossa Senhora Aparecida”, pela autora, Professora Tereza Galvão Pasin.
14h - “As Viagens Internacionais pós Pandemia” por Diógenes Antunes, ex Bancário do BANESPA com atuação no Exterior e Criador da Semana Dona ETA.
14h10min - “A História de Nossa Senhora Aparecida”, pela autora do livro homônimo, Professora Tereza Galvão Pasin.
14h20min - “A importância da FEBTUR TV para o Desenvolvimento da FEBTUR”, por um de seus criadores.
14h30min- “A importância da Rede de Comunicação FEBTUR” por Douglas Spada, CEO do Jornal Gazeta Popular e Vice Presidente da Regional Alto do Tietê da FEBTUR-SP.
14h40min - “Turismo da Terceira Idade”, pelo Sociólogo (Sorbonne), Tesoureiro do Solidariedade e ex Dirigente do Sindicato dos Aposentados, Professor José Gaspar Ferraz de Campos.
14h50min - “O Jornalismo nos Balneários do Litoral Sul” pelo CEO do Jornal Dragão da Ilha do Guarujá, Marcos França, Vice Presidente Social do Litoral da FEBTUR-SP.
15h - “A importância da Gestão Parlamentar e Ações para o Turismo”, pelo ex Prefeito de Caraguatatuba, ex Deputado Estadual e pré candidato à Assembleia Legislativa de São Paulo, Antônio Carlos da Silva.
15h20min - “A presença parlamentar da FEBTUR na Câmara Federal” pelo Vice Presidente de Gestão da FEBTUR-SP e pré candidato a Deputado Federal, Rafael Ângelo Abud.
15h30min - “Oceania e Turismo”, pelo proprietário do Aquário de Aparecida, Eduardo Rewandask.
15h40min
- Cofee Break.
16 h - “O Jornal (impresso ou digital) no Vale do Paraíba” pelo CEO do Jornal Comunicação Regional de Aparecida, Jornalista, Músico e Vice Presidente de Turismo Rural da FEBTUR-SP.
16h10min - “A importância do COMTUR para o Turismo das cidades”, por Agenor Ferreira Filho, da Secretaria de Turismo de Guaratinguetá.
16h20min - As 7 Maravilhas de Guaratinguetá pelo Secretário Executivo de Turismo de Guaratinguetá, ex Presidente da Câmara Municipal e Vice Presidente da Regional do Vale Histórico da FEBTUR-SP, João Pita Cannetieri.
16h30min - “As 7 Maravilhas de Aparecida” pelo Assessor de Cultura de Aparecida, João Gilberto de Oliveira.
16h40min - As 7 Maravilhas das Cidades e Comidinhas de Quintal: Projetos Nacionais da FEBTUR pelo Presidente da FEBTUR-SP, Ivan Leyraud e pelo Presidente Nacional da FEBTUR, Gorgonio Loureiro.
17 h às 17h45min - Tempo para adequação de horários provenientes da inserção da Palestra Magna de André Boccato, em função de seu deslocamento da Bienal do Livro de São Paulo para Aparecida e, quaisquer outros possíveis atrasos. As possíveis perguntas serão escritas e entregues aos Palestrantes para respostas futuras. Não haverá tempo para perguntas nem respostas ao vivo!!!
17h45min - Encerramento do ENCONTRO DAS MÍDIAS DA FEBTUR-SP EM APARECIDA, com Pronunciamento do Excelentíssimo Sr.
Prefeito Municipal da Estância Turístico-Religiosa de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, carinhosamente conhecido com Piriquito.
18h - Devolução da Ficha de Inscrição e Pesquisa da FEBTUR-SP para a Recepção do Encontro das Mídias da FEBTUR-SP em Aparecida.

Contato - 11.9.4130.0111 com Sr. Ivan Leyraud Filho

0 comentário


terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

MSC Cruzeiros e Explora Journeys juntam-se ao Green Marine Europe Label




A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC anunciou hoje a sua adesão ao programa voluntário de certificação ambiental, o Green Marine Europe Label, tornando-se a primeira grande empresa global de cruzeiros a participar na iniciativa europeia. A MSC Cruzeiros e a Explora Journeys irão monitorar anualmente o desempenho ambiental de todos seus navios em oito indicadores-chave.

Os resultados serão entregues a uma consultoria externa para verificação e publicação dos resultados nos oito indicadores de performance: espécies aquáticas invasoras, emissões de poluentes atmosféricos (SOx e PM), emissões de poluentes atmosféricos (NOx), emissões de gases de efeito estufa, descarte de óleo, gestão de resíduos, ruído subaquático e reciclagem responsável.

O Green Marine Europe Label é resultado de uma parceria entre o programa norte-americano de certificação ambiental Green Marine, em operação há dez anos, e a Surfrider Foundation, ONG focada em proteção oceânica e marítima na União Europeia. A iniciativa europeia foi lançada em 2020 para criar um mecanismo que apoie as armadoras na demonstração de seu desempenho ambiental na Europa.

A adesão da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC ao programa europeu vem de encontro aos objetivos da empresa de atingir zero emissões líquidas até 2050. Nos últimos anos, o Grupo vem implantando tecnologias ambientais, combustíveis e soluções de última geração que incluem sistemas de controle de emissões, sistemas de tratamento de água de lastro e sistemas de tratamento de águas residuais. Os dois primeiros navios da Explora Journeys atualmente em construção, contarão com essas e outras soluções ambientais.

O Grupo MSC tem um compromisso desafiador à frente. Enquanto os combustíveis e as tecnologias não existem em escala, ou não atingiram o nível de maturidade necessário para sua implementação comercial, a empresa realiza estudos para acelerar o desenvolvimento de novas soluções. Estas incluem a construção de navios movidos a hidrogênio, uso de células de combustível em navios movidos a GNL, readaptação da tecnologia de células de combustível e tecnologias de baixo carbono e design de navios. O MSC World Europa e o MSC Euribia já fazem parte da nova geração de navios movidos a GNL.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, disse: “Mesmo enquanto enfrentamos os muitos desafios dos últimos dois anos, nunca perdemos de vista nossas responsabilidades a longo prazo. Em linha com o nosso compromisso com a sustentabilidade e o nosso objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050, o Green Marine Europe Label nos ajudará a demonstrar nosso progresso e compartilhá-lo com nossos hóspedes, as comunidades que visitamos e todos os nossos stakeholders. Tudo isso, enquanto continuamos nosso trabalho em vários projetos que estudam o desenvolvimento de combustíveis verdes e soluções tecnológicas e esperamos trazê-los à vida o mais rápido possível.”

Minas Myrtidis, Vice-presidente de Operações Ambientais e Compliance da MSC Cruzeiros, disse: “A certificação do Green Marine Europe Label em toda a nossa frota demonstrará ainda mais o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental, pois também reflete nosso desejo de melhorar continuamente nosso desempenho nessa área.”





segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Garrafas Sustentáveis - Novidade sustentável da Ambev



Em Dezembro do ano passado, após divulgar cervejaria e maltaria carbono neutro, a fabricante de bebidas Ambev anunciou que o Paraná será o berço de mais uma planta industrial da empresa, a partir da assinatura de um protocolo de intenções para investir em uma nova fábrica de vidros sustentáveis no estado, em um investimento que soma R$ 870 milhões.


A unidade já será construída usando apenas fontes de energia elétrica renovável, e será equipada para operar com biocombustíveis. Além disso, ela terá uma estação para tratar 100% dos efluentes gerados e reaproveitar a água utilizada no processo.

A fábrica de vidros vai produzir garrafas a partir da reciclagem de cacos recolhidos a partir de uma parceria com empresas de logística reversa e cooperativas. Serão produzidas garrafas dos tipos long neck, 300 ml, 600 ml e 1 litro para diversos rótulos da empresa, tais como Brahma, Skol, Budweiser, Stella Artois, Becks e Spaten.

A fábrica vai abastecer cervejarias do Paraná e de diversos outros estados. A empresa ainda está realizando estudos para determinar qual município vai receber a fábrica. A previsão é que as operações sejam iniciadas até 2025.

A nova unidade representa uma aposta no desenvolvimento da logística reversa e economia circular, e está alinhada à meta da empresa de ter 100% dos seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025.

A AMBEV possui o programa de “Economia Circular” de vidro do Grupo Muda.

Fonte: Governo do Estado do Paraná

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Brasil tem Novo marco cambial

 

   

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.286/2021, que dispõe sobre o mercado de câmbio brasileiro, o capital brasileiro no exterior, o capital estrangeiro no País e a prestação de informações ao Banco Central do Brasil. Conhecida como o novo marco cambial do País, o texto moderniza a legislação atual, que é de 1935, e representa uma “revolução” no mercado de câmbio, de acordo com o Banco Central. A lei sancionada está publicada no Diário Oficial da União (DOU) da quinta-feira (30 dezembro 2021) e entra em vigor em um ano.

Dentre as principais novidades da nova lei sobre o mercado de câmbio, estão: mudança do teto do valor permitido durante viagens internacionais, de R$ 10 mil para US$ 10 mil ou equivalente; liberação para que pessoa física possa realizar no País operações de compra ou venda de moeda estrangeira em espécie no valor de até US$ 500 ou seu equivalente em outras moedas, de forma eventual e não profissional; facilitação para que compra e venda de moeda estrangeira possa ser feita com outros agentes, e não apenas bancos e corretoras; facilitação para que bancos e instituições financeiras possam investir no exterior; possibilidade de abertura de conta em dólar no Brasil por um investidor estrangeiro ou em casos específicos que devem ser justificados ao Banco Central; e facilitação de remessa do exterior para uma instituição brasileira que tenha um correspondente bancário fora do País.


Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República ressalta que “a proposta possibilita que bancos e instituições financeiras brasileiros invistam no exterior recursos captados no País ou no exterior, além de facilitar o uso da moeda brasileira em transações internacionais”. Também, as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central poderão usar os recursos para alocar, investir, financiar ou emprestar no território nacional ou estrangeiro.

A lei ainda abre maior possibilidade de pagamento em moeda estrangeira de obrigações devidas no território nacional e passa a permitir pagamentos de contratos de arrendamento mercantil (leasing) feitos entre residentes no Brasil, se os recursos forem captados no exterior.

Pelo novo marco cambial, algumas atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN) são transferidas para o Banco Central, “como a regulação das operações de câmbio, contratos futuros de câmbio usados pelo Banco Central e a organização e fiscalização de corretoras de valores de bolsa e de câmbio”.