A famosa
geração Z é a tribo de pessoas nascidas
depois de 2000 (jovens com menos de 23 anos de idade).
Ela gasta 4% a
mais em comida do que em moda, apurou o relatório divulgado pela consultoria
WGSN: são 24% do orçamento para alimentos “instagramávies” (dignos de publicar
no Instagram), ante 20% para vestuário. Essa geração é de foodies e não de
fashionistas.
O estudo
enfatiza que a internet e as redes sociais mudaram o modo de consumir dos mais
jovens. Os Z são uma geração definida pela tecnologia, a integração cultural, a
fluidez e a contradição em seu comportamento. Influenciadores digitais e
celebridades são as suas grandes referencias.
Os filhos do milênio (pessoas nascidas entre 1977 e 2000) e a Geração Z
(nascidos depois de 2000) desempenham um papel importante na indústria de
alimentação fora do lar. Os Millennials têm a renda mediana mais alta de
qualquer geração e são os mais dispostos gastar com uma refeição agradável.
A Geração Z, por outro lado,
representará 40% da população global até 2020, de acordo com a
Datassential. Pesquisas mostram que eles são mais cuidadosos com o quanto
gastam em restaurantes, mas eles, além dos Millennials, estão aumentando sua
frequência de comer fora de casa, e ambos visitam restaurantes casuais rápidos
com mais frequência do que gerações mais velhas. Dado estes fatores, os
consumidores do milênio e da geração Z são alvos viáveis do crescimento para restaurantes. Estão
aqui três maneiras que os operadores do foodservice podem atrair esse pessoal para o seu negócio.
Abraçar a
diversidade
Para os Millennials, a comida é
mais do que apenas "algo para comer" - é uma experiência. De
fato, 76% concordam que "satisfazer a fome de novas experiências é
importante." Milenários são mais aventureiros com alimentos e mais abertos
a sabores diferentes do que outras gerações. Eles abraçam o
multiculturalismo, buscando alimentos diferentes, étnicos e
artesanais. 72% dos milenários dizem que estão sempre procurando
experiências culturais e influências para ampliar seus horizontes, e de acordo
com Datassential, 52% comem um prato desconhecido em restaurantes pelo menos
uma vez por mês. A inovação em variedades e sabores, portanto, é
fundamental para esses consumidores.
Com quase
metade dessa geração sendo multicultural, a geração Z está impulsionando o
crescimento da cozinha "étnica" - mas para eles, é apenas
"culinária". De fato, de acordo com a Datassential, a geração Z está
começando a ir além de tipos específicos de culinária e está se concentrando em
pratos individuais; Por exemplo, em vez de sair para comerem comida
mexicana, esses consumidores podem sair para tacos - que poderia ser mexicano
ou coreano. Esta tendência deverá ter um impacto significativo na
indústria e os operadores poderão aproveitá-la incorporando pratos globais à
sua estratégia geral, com ênfase em tipos e sabores específicos de pratos.
Criar uma
experiência compartilhável
Mais da metade dos milenares e da
geração Z dizem que eles veem o jantar como uma ocasião social, o que não é
surpresa, considerando o papel que as mídias sociais e as redes desempenham na
vida cotidiana desses consumidores. Além disso, 65% dos milenários e 72%
da geração Z dizem que a tecnologia os faz sentir mais conectados. Um
ambiente de serviços de alimentação que incorpora e incentiva a socialização e
compartilhamento móvel é obrigado a chamar a atenção de clientes mais jovens.
Sua relação com os alimentos é
única e mais robusta em comparação com outras gerações; Eles veem o
alimento como uma maneira de criar uma marca pessoal, e eles conseguem isso
através da tecnologia. 47% dos milenares usam redes sociais enquanto
comem, e os alimentos são o segundo tópico mais popular de posts
Instagram. Redes sociais e comida andam de mãos dadas para
milenares. Eles querem uma experiência de jantar que é social e
compartilhável.
Ser transparente
As pessoas
querem cada vez mais entender onde sua comida é obtida e como ela é
produzida. Millennials estão liderando o caminho em exigir mais
transparência, especialmente quando se trata de informação nutricional e
requisitos de contagem de calorias. Chamadas frescas, locais e naturais
ressoam mais com esses consumidores. Já para os consumidores da geração Z, os
rótulos fresco, natural e hormônio-livre soam como comida superior que eles
pagariam mais caro em restaurantes.
É importante
que os operadores de serviços de alimentação compreendam as preferências em
constante mudança de seus clientes, para que eles possam oferecer os alimentos
e bebidas que os consumidores estão procurando e falar efetivamente com seus
desejos.
Esse é um novo momento onde todas as gerações buscam o serviço
especifico e cabe as empresas de alimentação fora do lar a se integrarem a esse
novo conceito, a essa nova era. Dinâmica, maleabilidade e entendimento para ter
resultados positivos no novo mercado de alimentação, Food Service.