quinta-feira, 5 de julho de 2018

Palma de Maiorca dificulta o overturism





Palma de Maiorca proíbe locação de imóveis no centro da cidade, por sites de aluguel de temporada.
Uma sessão plenária local confirmou a restrição nessa última quinta-feira 28 de Junho.
Essa atitude é um exemplo de como destinos em todo o mundo estão tentando diminuir as consequências do turismo de massa.
Em pleno auge do verão no Hemisfério Norte, uma das cidades mais procuradas do país, Maiorca recebe um grande volume de turistas de todo o mundo através também de sites como Airbnb.
Somente longe do centro urbano essas residências poderão ser locadas para visitantes e a multa pode chegar a 40 mil euros.

A decisão do governo local foi tomada após constatarem que a oferta de imóveis para locação turística aumentou 50% entre 2015 e 2017, alcançando mais de 20 mil unidades. Somente 645 dessas residencias possuem licença oficial para receberem hóspedes. O turismo representa 40% da economia da capital das Ilhas Baleares.

Ao jornal espanhol "El País", o prefeito de Palma, Antoni Noguera, disse acreditar que a iniciativa, pioneira no país, será um exemplo para outras cidades espanholas que sofrem com o chamado overtourism. Uma delas é Barcelona, onde grupos locais voltaram a se manifestar contra os turistas, como fizeram há um ano.

Quem começou a impor também restrições foi Madri. Autoridades da capital espanhola querem impedir que residências sejam alugadas a turistas por mais de 90 dias do ano e blocos de apartamentos inteiros não poderão mais ser acomodações de visitantes, a menos que o prédio seja licenciado como Hotel.

Ações efetivas e pontuais só poderão ser feitas com a participação do governo municipal,  com o trade e principalmente com os munícipes para que haja sempre uma linha de entendimento forte e participativa.

Esse exemplo deveria ser copiado em vários estados, destinos no Brasil como Búzios, Cabo Frio e tantos outros que se não se atentarem logo para barrar o overturism, estarão brevemente na lista dos destinos não recomendados.