sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Suaudeau Alta Gastronomia no Terceiro Setor








Com um especial olhar o  Chef francês Laurent Suaudeau, importante figura da alta gastronomia no Brasil, anunciou a criação de um instituto para a formação de jovens entre 16 e 21 anos de baixa renda.


O chef, que tem uma escola de gastronomia com seu nome, no Jardim América, já vem fazendo o trabalho em menor escala há um ano e meio atualmente, já na segunda turma.

Os doze alunos, são escolhidos em testes elaborados por ele (que envolvem até bater uma maionese após sua explicação). O curso dura um ano e as aulas acontecem uma vez por semana. 
 O Chef pretende aumentar de um para quatro o número de turmas anuais e ter aulas duas vezes por semana, a partir de cotas de patrocínio no instituto Laurent.

"Por causa da escola, vi muita gente que gostaria de estudar gastronomia, mas não tinha condições [financeiras]. Muitas vezes são talentos desconhecidos, grandes profissionais, muito ágeis. E restaurantes precisam disso", diz.

No curso, Suaudeau ensina as bases da cozinha. "O que entendemos como emulsão a frio e a quente, com ovo e sem, o que é um consomê, um creme, um caldo... Não são receitas. São métodos de trabalho."

O chef Laurent faz um trabalho social junto a uma instituição chamada Casa do Zezinho, que atua nos bairros do Capão Redondo, Parque Santo Antônio e Jardim Ângela, na Zona Sul da cidade de São Paulo. Fundada em 1994 pela pedagoga Dagmar Garroux, é uma ilha de paz em uma das regiões mais violentas da capital.

 Uma vez por semestre, pelo menos, o chef dá uma aula para os alunos e os acolhe também durante um curso em sua Escola da Arte Culinária. É uma prestação de serviço espontânea, a maneira que ele encontrou de contribuir para a formação de jovens de famílias carentes.

Belíssimo trabalho com olhar especial de comprometimento e responsabilidade social.
Essa é a marca do Sucesso.

"Tem que ser menos show e mais comprometimento".

                                                                                                   Laurent Roland Suaudeau