sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Hospitalidade - Luxo & Sustentabilidade






A sustentabilidade é a palavra de ordem na hospitalidade  e o grande exemplo de como é real a implantação desse conceito e prática na hotelaria, o Rio do Prado Hotel em Óbidos, Portugal mostra com muito sucesso que existe uma demanda pronta e a espera de bons destinos e empreendimentos sustentáveis. O Rio do Prado opera um turismo criativo e sustentável,   a pouco mais de um ano somente em suas 15 suítes com várias e importantes medidas ecológicas em que o hóspede também pode interagir.
 Como um exemplo de luxo e sustentabilidade pode completar-se em um belíssimo projeto hoteleiro que está sendo um grande sucesso no mercado nacional e internacional, cumprindo cerca de 50 medidas ecológicas. Segundo Telmo Faria - Promotor do Rio do Prado hotel, o “objetivo é captar um mercado ambientalmente responsável que só na Europa, engloba vários milhões de pessoas.”
 Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Rio do Prado tem sido muito requisitado nas suas 15 UHs com área entre 45 e 90m² onde o conceito inovador evidencia que há uma demanda que procura uma oferta de outro tipo e um conceito novo. Nesse verão o hotel teve uma média de 90% de ocupação diária. Isso mostra que a sustentabilidade aliada ao luxo e ao conforto é uma boa receita para o sucesso. Existe um novo perfil de turista, de hóspede, que escolhe empreendimentos hoteleiros que ofereçam medidas sustentáveis e sejam compromissados com essas ações efetivamente.
 Acertadamente o Rio do Prado se posiciona nesse mercado ainda discreto e oferta além da hospitalidade, um centro ecológico em permanente inovação com dimensões educativas e culturais.
 O Luxo e a Sustentabilidade aliada ao conforto, com ações de baixo impacto no meio ambiente e que integra várias medidas ecológicas como o reaproveitamento das águas, aquecimento solar, UHs com certificação A+ que estão parcialmente debaixo da terra para aumentar a eficiência energética, decoração com mobiliário de designer verde. Seus hóspedes podem conhecer a dimensão da pegada ecológica provocada pela sua estada, dando origem a Carbon rate, uma nova tarifa para o hóspede que quando conseguirem uma pegada ecológica reduzida.  Suas reservas são realizadas 80% direto e os mercados externos já respondem positivamente  como o francês, alemão, belga, holandês, dinamarquês, sendo  os mais representativos no primeiro ano de operação.
 Isso mostra que quando se oferece um produto de excelência, a resposta comercial é rápida, segura e direta. Existe um perfil de consumidor para esse produto que  está em busca de muito mais que sol e praia. Está a procura de comprometimento e ações responsáveis com o meio ambiente.
 O hotel  opera com quase 50 medidas , agrupando sete eixos sustentáveis. Energia com fontes renováveis, água com reaproveitamento e tratamento, resíduos, mobilidade – o hotel permite estacionar e carregar a bateria (se for veículo elétrico) privilegiando esse tipo de veículo na logística podem usar também as bicicletas do hotel, a sensibilização ambiental com o sistema piloto “ecoeasy”, oferecendo ao hóspede a leitura da sua pegada carbônica e compensando excessos, beneficiando a uma “carbono rate”, ecodesigner com seu mobiliário, arquitetura e decoração presente em todo o hotel e mantendo um atelier que desenvolve técnicas de reutilização como forma de mitigação da pegada carbônica, agricultura de baixo carbono, atividade agrícola com certificação e os alimentos produzidos no local abastecendo  a cozinha e sendo oferecido para a comercialização na mercearia do empreendimento, dando a oportunidade do hóspede levar para casa esses produtos orgânicos, garantindo uma curtíssima pegada carbônica e a riqueza ambiental dessa nova proposta. 
Esse é um novo momento da hospitalidade. Uma hotelaria com novos conceitos, nova postura no mercado mundial.  Luxo com Sustentabilidade, inserindo conforto e contemporaneidade.
         Grande exemplo de como é possível ter no empreendimento hoteleiro medidas sustentáveis e uma demanda                          exclusiva e que responde muito bem a essa oferta.
        O Brasil precisa com mais rapidez aumentar o número de empreendimentos hoteleiros com medidas sustentáveis                 efetivas na suas operações para abraçar essa demanda pronta e ser inserido na relação de destinos para esses                   novos mercados.