Rio é patrimônio mundial. Conquistado pela primeira cidade do mundo, o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana foi concedido pela UNESCO, no dia 1º de julho.
A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em São Petersburgo, na Rússia.
Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo, Jardim Botânico, Praia de Copacabana, Forte e o Morro do Leme, Forte de Copacabana, Arpoador, Parque do Flamengo e enseada de Botafogo estão entre as belezas cariocas valorizadas pela Unesco e que serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural.
O Rio vive hoje uma maravilhosa etapa da sua história. Eventos mundiais estão projetando ainda mais a cidade do Rio de Janeiro e seu estado como destino turístico, visível crescimento econômico, aprovada politica de segurança pública elevam a exposição positiva da cidade na mídia internacional.