terça-feira, 6 de março de 2012

PGR & TURISMO




Praticamente todas as atividades de Turismo, envolvem risco. Em muitos casos, é exatamente a existência desse risco que atrai clientes para a prática dessas atividade. Porém, como previsto no Código de Defesa do Consumidor, é obrigação de qualquer fornecedor de serviços zelar pela segurança, saúde e bem estar de seus clientes. Além disso, a ocorrência de um acidente pode trazer custos para a empresa prestadora de serviços representada por perda financeira devido a litígio e ou abalo à sua imagem junto ao mercado.
Portanto é imprescindível que as empresas desenvolvam e implementem ações para gerenciar riscos. Isso deve ser realizado através de um Planejamento de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Tal planejamento deve envolver todas as áreas do negócio: material publicitário e informativo, contratação e treinamento de funcionários, planejamento operacional de atividades, procedimentos de emergência, documentação e acompanhamento jurídico e muitas outras.
Na verdade nada mais é que uma coletânea de diretrizes que prever uma abordagem sistemática para prevenção ou redução de perdas e envolve a identificação e análise de riscos e perigos, desenvolvendo e implantando medidas preventivas para eliminar ou controlar tais riscos.
Podemos citar algumas razões para a implantação e operacionalização do PGR:

1. Respeito à vida
2. Responsabilidade Social
3. Ética Profissional
4. Porque é a coisa certa
5. Prevenir ainda é mais barato que remediar
6. Criar a cultura de segurança na empresa
7. Ferramenta de marketing e publicidade, o boca a boca funciona

Por tudo isso ou tão somente para garantir um trabalho responsável, desenvolver o Planejamento de Gerenciamento de Riscos na empresa é sinônimo de uma administração profissional e ética, compatível com modelos internacionais.
Não cabe mais amadores brincando com a vida alheia em troca de um bilhete.
É muito bacana abrir um negócio mas é mais bonito ainda cuidar dele bem para que a sua marca não seja sinônimo de descaso e falta de compromisso.
O Rio de Janeiro e Cabo Frio receberá uma população flutuante enorme durante os eventos da Copa, Olimpíadas e todos os outros e com essa demanda vem um nível de turista que não admite o mais ou menos, portanto ou abre as portas para receber dignamente ou fecha e procura outro mercado.

* Tradetur Consultoria  desenvolve um PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) exclusivo para o seu empreendimento.
               Contate-nos - tradetur@hotmail.com