quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Bioparque Pantanal e o Museu Interativo da Biodiversidade

O maior circuito de aquários de água doce do mundo e fica no Brasil, no Mato Grosso do Sul. O Bioparque Pantanal se configura como um importante e singular equipamento turístico. E este empreendimento foi muito aguardado principalmente pelos profissionais do turismo a fim de potencializar a atividade na cidade de Campo Grande e no Estado de Mato Grosso do Sul. O Bioparque do Pantanal é um complexo com 19 mil m² de área construída e um centro de referências em pesquisas com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água.
A pesquisa é um dos pilares que sustentam o Bioparque Pantanal e nesse contexto a abordagem científica emerge como ferramenta crucial ao fornecimento de informações técnicas que possibilitam a compreensão, a preservação, o aprimoramento e a tomada de decisões que asseguram o bem-estar dos animais, bem como explorar soluções inovadoras que possibilitem a implementação de tecnologias sustentáveis e a promoção da conservação da biodiversidade. Com a expectativa de unir cultura, turismo e conhecimento, o maior complexo de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal, foi entregue à população de Mato Grosso do Sul. O parque das Nações Indígenas passa a abrigar o maior aquário de água doce do mundo, com quase 5 milhões de litros de água.
“O local é considerado o maior laboratório de peixes pantaneiros do mundo. Com tanques ativos que abrigam 230 espécies de peixes neotropicais, 135 espécies pantaneiras, além de 55 da Amazônia, 14 espécies africanas e outras da Oceania, Ásia e da América Central.” A relação deste empreendimento com a atividade turística é muito importante, especialmente sobre o Museu Interativo da Biodiversidade – MIBIO – no que se refere à sua construção, às expectativas geradas e ao Turismo. O Museu Interativo da Biodiversidade do Pantanal (MIBIO) é um espaço interativo digital que aborda o tema da Biodiversidade desde sua formação na terra até os princípios fundamentais para torná-la o mais resiliente possível. São 180 estações interativas digitais, digitais-analógicas, analógicas e mecânicas pelas quais o visitante conhece a evolução, princípios de conexões e relações ecológicas, resiliência, serviços do ecossistema e o bem-estar humano, pressões e respostas, sustentabilidade.
www.bioparquepantanal.ms.gov.br