quinta-feira, 1 de março de 2018

Estrada Velha de Santos é reaberta para visitação a pé.




Calçada do Lorena

O Governo do Estado liberou a Estrada Caminho do Mar (SP-148), também conhecida como Estrada Velha de Santos, a partir da subida, em Cubatão. As visitas agendadas poderão ser feitas todos os últimos sábados de cada mês.
Entre as atrações estão a vegetação nativa e monumentos erguidos há quase 100 anos para comemorar a Independência do Brasil. Os visitantes terão ainda a oportunidade de conhecer a Calçada do Lorena, estrada de pedra construída por engenheiros sobre um antigo caminho de mulas por onde Dom Pedro I subiu a Serra. A Estrada Velha foi inaugurada no século XIX.
Moradores de Cubatão terão prioridade. A concentração dos grupos vai ocorrer na altura do pontilhão da Serra, perto da Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão (RPBC). O passeio deve durar, em média, quatro horas, ao custo de R$ 31,00 por pessoa, com acompanhamento de guia. O passeio termina no portal da estrada em São Bernardo do Campo. É importante que os participantes - da Baixada Santista ou da Capital - pensem nos meios de transporte para o retorno, pois não há linhas de ônibus ou outros meios naquele local.