quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

TRANSIBERIANA, AVENTURA EXÓTICA E GRATIFICANTE - Parte II por Sãozinha Maia





MOSCOU
A  origem de Moscou perde-se nas trevas da histó​ria.
Segundo a lenda já no século IX existia uma povoação a qual deu origem a esta linda  cidade​, hoje metrópole palpitante  e até certo ponto  modernizada  que  surgiu  dos resquícios do período bolchevista , bela e vibrante, adaptada aos tempos atuais  do capitalismo "à maneira soviética". Suas  lojas  e shoppings modernos ostentam as mais famosas  marcas europeias  da moda, além de  ostentar uma população modernamente  jovem, vibrante e bela.
Visitas indispensáveis e obrigatórias:

*PRAÇA MANEZHNAIA (do Picadeiro) Ai se encontram importantes edifícios e monumentos como o Edificio  da ex-Duma.Tem uma área de  6500 metros quadrados e são realizados aí as mais variadas exposições nacionais e estrangeiras.

*JARDIM DE ALEXANDRE – onde se encontra  o tumulo do Soldado Desconhecido,
local ainda obrigatório onde todas as noivas depositam até o  momento  o  seu  “bouquet”  no dia do casamento.

*KREMLIN  - PRAÇA VERMELHA -  coração palpitante de Moscou, estes são os pontos indispensáveis de visitação a cidade.
O Kremlin é o conjunto arquitetônico central da cidade , o coração da Russia e símbolo de sua grandeza.Presume-se que  seu inicio  se deu  desde o século XII ,mas desde o século XIV  já era a capital do principado tendo o Kremlin se transformado numa eficaz fortaleza.
Tornou-se com o passar dos séculos no centro ideológico,político e cultural da nação.
Na verdade Kremlin significa fortaleza.
Rodeada por altos muros vermelhos, o seu conteúdo é formado por monumentos históricos, religiosos, sede política do governo e maravilhosos museus. 

Varias torres limitam as altas muralhas e sua entrada principal é feita através de uma destas torres.

Monumentos dentro das  muralhas do Kremlin :

Catedral da Dormição  -  Erigida no século XV.
Valiosos ícones e frescos compõem o acervo desta catedral.
Aí eram enterrados os patriarcas da antiguidade.

Foi palco da entronização  de patriarcas da igreja ortodoxa assim como local da entronização dos czares.
Em 1010, depois de ser  fechada, a maior parte de sua coleção de arte foi entre a Armaria e  a Galeria Tretiakov.
Catedral da Anunciação  - era a igreja privada dos grão-príncipes edificada no séc.XV.
e realizavam  os batizados nobres assim  como  os casamentos . 

Pinturas ricamente coloridas correspondem ao luxo dos aposentos dos czares que eram ligados à catedral por uma passagem especial.O chão  é revestido com ladrilhos de jaspe cor de ágata.
Igreja da Deposição do Manto da Virgem  -  está ao lado da Catedral da Dormição e é a igreja dos metropolitas e patriarcas russos. Depois de algumas restaurações a igreja sofreu  algumas  modificações .Há aí uma bela coleção de entalhes ​d​3m madeira dos séculos XVI  e XVIII.

Catedral de S. Miguel Arcanjo – é o panteão dos grão-príncipes  e czares moscovitas.
Aí se encontram os jazigos dos referidos nobres que precederam

a época de Pedro, o Grande. Junto ao pilar sudeste cons​truido há um baldaquim de pedra branca sobre o túmulo do czaarevith Dimitri, que foi canonizado como santo mártir pela igreja Ortodoxa Russa.
Todas estas igrejas  fazem parte do conjunto arquitetônico da praça das cátedras no interior do Kremlin.
Suas torres e cúpulas douradas dão o toque característico que embelezam  o local. Dos jardins internos bordejados por flores e plantas pode-se apreciar a beleza arquitetônica das edificações.
Não se pode perder o imenso sino de ferro que foi fabricado para festejar a vitoria de Napoleão e que de tão grande não foi possível ergue-lo para ser tocado assim como o velho e  magnificamente trabalhado  canhão.


Grande Palácio do Kremlilnn -  é um majestoso edifício erigido no luar de um conjunto de antigas edificações palatinas.
No térreo e​s​tão os serviços e os apartamentos privados que serviam a família imperial.
Luxo  na decoração ´e  a nota que predomina.


ARMARIA – é o museu mais antigo  da  Russia. Faz parte do Kremlin. Originou-se da Armaria, onde trabalhavam cinzeladores, gravadores, mestres de arte em filigranas,
douradores  etc.
Quando  no séc. XVII a produção de armas cessou a Armaria transformou-se  no museu da Corte, onde hoje existem as mais ricas coleções de obras de artes aplicadas decorativas nacionais e estrangeiras dos séculos  IV  e começo do séc.XX.
Está  aí   famoso gorro de Monômaco (coroa dos czares russos).
Conta a lenda que esta coroa foi oferecida pelo imperador bizantino Constantino  Monômaco e desde 1547 ele fazia arte da cerimônia de coroação dos monarcas. Joia, pedras preciosas, vestimentas riquíssimas pertencentes a antiga nobreza fazem parte do acervo maravilhoso deste museu.

PRAÇA VERMELHA  - ladeando as muralhas do Kremlin, encontra-se esta famosa praça,
palco  de importantes acontecimentos na histó​ria russa  que por aí desfilam  exércitos,
manifestações políticas e todos os fatos de importância  que marcaram a historia russa. Na praça encostada a um lado das muralhas está o tumulo monumento ao grande líder Leninficando atrás as muralhas que abrigam também  os túmulos  de heróis nacionais. No lado oposto  à praça está  Catedral de S.Basilio, o Beato, com formas arquitetônicas singulares  formando uma composição  de nove igrejas colocadas sobre um alto pedestal, sendo que oito delas estão agrupadas em torno da igreja da Intercessão da  Virgem, a mais alta, coberta com uma telhado piramidal.
A pintura policromática  se sobressai genuinamente bela e diferente. No angulo nordeste da catedral   foi sepultado o Beato Basílio e sobre o tú​mulo surgiu a igreja e desde então todo templo passou a ser chamado de  Catedral de S.Basílio.


TEATRO BOLSHOI  -  impossível não conseguir uma oportunidade para assistir um  ba​​let  que é  um cartão postal da Russia inesquecível.


MUSEU DE ARTES PLASTICAS PUSHYKIN  - é o segundo mais importante do país depois do Ermitage de  S.Peterburgo.  Existem coleções de arte relacionadas com as etapas do desenvolvimento da histó​ria mundial da arte .
Formado com donativos arrecadados por mecenas famosos de Moscou,
assim como os  antigos nobres e industriais de Moscou.
 
Locais turísticos  importantes:

RUA TVERSKAIA  é uma  rua central  (ex-Gorkii).
​​Inclui-se em seu conjunto arquitetônico uma serie de praças como a Praça  Pushkin. ​Existem aí importantes edifícios como o do Governo de Moscou ,esculturas famosas como a do Príncipe Juri Dolgoruki.


PRAÇA PUSHKIN.
Enfim Moscou tem que ser explorada à pé nos trechos centrais nas vizinhanças da praça Vermelha. Nas circunvizinhanças está  o Gum, antigo shopping do tempo soviético,
que hoje renasceu das cinzas e se transformou   em  elegante centro de lojas  modernas, restaurantes, joalherias  e boutiques de grife europeias.

Vale a pena também  uma  visita ao Templo de Cristo Salvador  erigido em honra a vitoria sobre Napoleão.Grandioso e solene, foi durante o  período soviético destruído como uma demonstração de força em favor do ateísmo.
Na atualidade,foi completamente  restaurado em toda a sua magnitude e riqueza.

UNIVERSIDADE ESTATAL DE MOSCOU nas colinas Vorobievskie, construída a partir de 1949.
De cima da colina entre os jardins que rodeiam a universidade a visão é magnífica sobre a cidade a baixo.


RUA ARBAT E A NOVO ARBAT   interessante um passeio a rua Arbat tradicional por seus restaurantes e  seu comercio bizarro e interessante. No Novo Arbat estão Edificio do Governo da Federação Russa no  Cais  Krasnopresnenskaia.
 Para os interessados nos assuntos da Segunda Guerra Mundial  importante uma visita ao Memorial da Vitoria, que é um conjunto de um museu e obras expostas que falam dos acontecimento heroicos  do Exé​rcito Vermelho,durante os anos de 1941   1945.
A localização é soberba e monumental situada na Colina  Poklonnaia com exibição de material da guerra passa​da.
(Carros de combate, tanques etc.)


METRO  -  Não se pode deixar a cidade sem uma visita e uma volta no metro local,
verdadeira obra de arte em sua decoração rica que mais lembra um palácio.

É interessante pedir o  auxilio de um  guia local, para pelo menos se visitar algumas linhas,
pois sem auxilio é um pouco difícil.
Pelo menos até uma volta nas 5 mais famosas estações.


GALERIA TRETIAKKOV  - conta com um acervo de mais d 100 mil obras sobressaindo-se  a Arte Antiga Russa,Pinturas , Arte Gráficas esculturas etc.