MOSCOU
A origem de Moscou perde-se nas trevas da história.
Segundo a lenda já no século IX existia uma povoação a qual deu origem a esta linda cidade, hoje metrópole palpitante e até certo ponto modernizada que surgiu dos resquícios do período bolchevista , bela e vibrante, adaptada aos tempos atuais do capitalismo "à maneira soviética". Suas lojas e shoppings modernos ostentam as mais famosas marcas europeias da moda, além de ostentar uma população modernamente jovem, vibrante e bela.
Visitas indispensáveis e obrigatórias:
*PRAÇA MANEZHNAIA (do Picadeiro) Ai se encontram importantes edifícios e monumentos como o Edificio da ex-Duma.Tem uma área de 6500 metros quadrados e são realizados aí as mais variadas exposições nacionais e estrangeiras.
*JARDIM DE ALEXANDRE – onde se encontra o tumulo do Soldado Desconhecido,
local ainda obrigatório onde todas as noivas depositam até o momento o seu “bouquet” no dia do casamento.
*KREMLIN - PRAÇA VERMELHA - coração palpitante de Moscou, estes são os pontos indispensáveis de visitação a cidade.
O Kremlin é o conjunto arquitetônico central da cidade , o coração da Russia e símbolo de sua grandeza.Presume-se que seu inicio se deu desde o século XII ,mas desde o século XIV já era a capital do principado tendo o Kremlin se transformado numa eficaz fortaleza.
Tornou-se com o passar dos séculos no centro ideológico,político e cultural da nação.
Na verdade Kremlin significa fortaleza.
Rodeada por altos muros vermelhos, o seu conteúdo é formado por monumentos históricos, religiosos, sede política do governo e maravilhosos museus.
Varias torres limitam as altas muralhas e sua entrada principal é feita através de uma destas torres.
Monumentos dentro das muralhas do Kremlin :
Catedral da Dormição - Erigida no século XV.
Valiosos ícones e frescos compõem o acervo desta catedral.
Aí eram enterrados os patriarcas da antiguidade.
Foi palco da entronização de patriarcas da igreja ortodoxa assim como local da entronização dos czares.
Em 1010, depois de ser fechada, a maior parte de sua coleção de arte foi entre a Armaria e a Galeria Tretiakov.
Catedral da Anunciação - era a igreja privada dos grão-príncipes edificada no séc.XV.
e realizavam os batizados nobres assim como os casamentos .
Pinturas ricamente coloridas correspondem ao luxo dos aposentos dos czares que eram ligados à catedral por uma passagem especial.O chão é revestido com ladrilhos de jaspe cor de ágata.
Igreja da Deposição do Manto da Virgem - está ao lado da Catedral da Dormição e é a igreja dos metropolitas e patriarcas russos. Depois de algumas restaurações a igreja sofreu algumas modificações .Há aí uma bela coleção de entalhes de 3m madeira dos séculos XVI e XVIII.
Catedral de S. Miguel Arcanjo – é o panteão dos grão-príncipes e czares moscovitas.
Aí se encontram os jazigos dos referidos nobres que precederam
a época de Pedro, o Grande. Junto ao pilar sudeste construido há um baldaquim de pedra branca sobre o túmulo do czaarevith Dimitri, que foi canonizado como santo mártir pela igreja Ortodoxa Russa.
Todas estas igrejas fazem parte do conjunto arquitetônico da praça das cátedras no interior do Kremlin.
Suas torres e cúpulas douradas dão o toque característico que embelezam o local. Dos jardins internos bordejados por flores e plantas pode-se apreciar a beleza arquitetônica das edificações.
Não se pode perder o imenso sino de ferro que foi fabricado para festejar a vitoria de Napoleão e que de tão grande não foi possível ergue-lo para ser tocado assim como o velho e magnificamente trabalhado canhão.
Grande Palácio do Kremlilnn - é um majestoso edifício erigido no luar de um conjunto de antigas edificações palatinas.
No térreo estão os serviços e os apartamentos privados que serviam a família imperial.
Luxo na decoração ´e a nota que predomina.
ARMARIA – é o museu mais antigo da Russia. Faz parte do Kremlin. Originou-se da Armaria, onde trabalhavam cinzeladores, gravadores, mestres de arte em filigranas,
douradores etc.
Quando no séc. XVII a produção de armas cessou a Armaria transformou-se no museu da Corte, onde hoje existem as mais ricas coleções de obras de artes aplicadas decorativas nacionais e estrangeiras dos séculos IV e começo do séc.XX.
Está aí o famoso gorro de Monômaco (coroa dos czares russos).
Conta a lenda que esta coroa foi oferecida pelo imperador bizantino Constantino Monômaco e desde 1547 ele fazia arte da cerimônia de coroação dos monarcas. Joia, pedras preciosas, vestimentas riquíssimas pertencentes a antiga nobreza fazem parte do acervo maravilhoso deste museu.
PRAÇA VERMELHA - ladeando as muralhas do Kremlin, encontra-se esta famosa praça,
palco de importantes acontecimentos na história russa que por aí desfilam exércitos,
manifestações políticas e todos os fatos de importância que marcaram a historia russa. Na praça encostada a um lado das muralhas está o tumulo monumento ao grande líder Lenin, ficando atrás as muralhas que abrigam também os túmulos de heróis nacionais. No lado oposto à praça está a Catedral de S.Basilio, o Beato, com formas arquitetônicas singulares formando uma composição de nove igrejas colocadas sobre um alto pedestal, sendo que oito delas estão agrupadas em torno da igreja da Intercessão da Virgem, a mais alta, coberta com uma telhado piramidal.
A pintura policromática se sobressai genuinamente bela e diferente. No angulo nordeste da catedral foi sepultado o Beato Basílio e sobre o túmulo surgiu a igreja e desde então todo templo passou a ser chamado de Catedral de S.Basílio.
TEATRO BOLSHOI - impossível não conseguir uma oportunidade para assistir um balet que é um cartão postal da Russia inesquecível.
MUSEU DE ARTES PLASTICAS PUSHYKIN - é o segundo mais importante do país depois do Ermitage de S.Peterburgo. Existem coleções de arte relacionadas com as etapas do desenvolvimento da história mundial da arte .
Formado com donativos arrecadados por mecenas famosos de Moscou,
assim como os antigos nobres e industriais de Moscou.
Locais turísticos importantes:
RUA TVERSKAIA é uma rua central (ex-Gorkii).
Inclui-se em seu conjunto arquitetônico uma serie de praças como a Praça Pushkin. Existem aí importantes edifícios como o do Governo de Moscou ,esculturas famosas como a do Príncipe Juri Dolgoruki.
PRAÇA PUSHKIN.
Enfim Moscou tem que ser explorada à pé nos trechos centrais nas vizinhanças da praça Vermelha. Nas circunvizinhanças está o Gum, antigo shopping do tempo soviético,
que hoje renasceu das cinzas e se transformou em elegante centro de lojas modernas, restaurantes, joalherias e boutiques de grife europeias.
Vale a pena também uma visita ao Templo de Cristo Salvador erigido em honra a vitoria sobre Napoleão.Grandioso e solene, foi durante o período soviético destruído como uma demonstração de força em favor do ateísmo.
Na atualidade,foi completamente restaurado em toda a sua magnitude e riqueza.
UNIVERSIDADE ESTATAL DE MOSCOU nas colinas Vorobievskie, construída a partir de 1949.
De cima da colina entre os jardins que rodeiam a universidade a visão é magnífica sobre a cidade a baixo.
RUA ARBAT E A NOVO ARBAT - interessante um passeio a rua Arbat tradicional por seus restaurantes e seu comercio bizarro e interessante. No Novo Arbat estão Edificio do Governo da Federação Russa no Cais Krasnopresnenskaia.
Para os interessados nos assuntos da Segunda Guerra Mundial importante uma visita ao Memorial da Vitoria, que é um conjunto de um museu e obras expostas que falam dos acontecimento heroicos do Exército Vermelho,durante os anos de 1941 a 1945.
A localização é soberba e monumental situada na Colina Poklonnaia com exibição de material da guerra passada.
(Carros de combate, tanques etc.)
METRO - Não se pode deixar a cidade sem uma visita e uma volta no metro local,
verdadeira obra de arte em sua decoração rica que mais lembra um palácio.
É interessante pedir o auxilio de um guia local, para pelo menos se visitar algumas linhas,
pois sem auxilio é um pouco difícil.
Pelo menos até uma volta nas 5 mais famosas estações.
GALERIA TRETIAKKOV - conta com um acervo de mais d 100 mil obras sobressaindo-se a Arte Antiga Russa,Pinturas , Arte Gráficas esculturas etc.