A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), seccional São Paulo, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Socorro, com o apoio da Secretaria de Turismo de São Paulo, Roda São Paulo, promoveu o IV Fórum de Jornalistas de Turismo nos dias 18 e 20 de setembro de 2015, apresentou a cidade de Socorro como destino turístico de acessibilidade e o desenvolvimento sustentável na expansão regional do setor.
A entidade conta com o apoio da Secretaria de Turismo de São Paulo, Roda São Paulo, no transportes dos jornalistas.
Sobre Socorro
A cidade de Socorro foi colonizada no início de 1738, sendo fundada oficialmente em 09 de agosto de 1829. Seu nome é dado em homenagem à padroeira da cidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Com relevo montanhoso e grande potencial hidrográfico, a cidade estende-se às margens do Rio do Peixe, e suas lindas cachoeiras e corredeiras atraem para a região mais turistas, a cada dia, em busca de turismo de aventura, natureza, clima ameno, ar puro, além das fontes minerais com propriedades medicinais e as tradicionais malhas. O turismo passou a ter um desenvolvimento significativo com o aproveitamento da exuberância da nossa natureza que possibilitou a atuação em 8 segmentos diferentes de turismo, sendo eles: Turismo de Saúde, Turismo Cultural, Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Estudos e Intercâmbio, Turismo de Aventura e Turismo Social.
O turista que passa pela cidade, encontra grandes hotéis, resorts, hotéis fazenda e pousadas aconchegantes, com toda infraestrutura para descanso e lazer. No centro da cidade, o turista se depara com traços da história do município, visitando casarões do início do século passado com suas portas altas, janelas de guilhotinas, tornando inevitável um retorno ao passado.
A Estância de Socorro é uma das oito cidades da região que pertence ao roteiro regional do Programa Nacional de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, denominado Circuito das Águas Paulista, reconhecida pelas suas águas hidrominerais com propriedades medicinais.
Conhecida também como a capital paulista das malhas, com cerca de 400 malharias e grande diversidade de coleções e estilos, e como uma das melhores cidades para a prática de atividades de aventura. Socorro fica a 132 km da capital paulista, a cidade apresenta um ambiente muito diferente do que é comumente encontrado nas grandes metrópoles, em meio à tranquilidade de sua exuberante natureza.
A Estância de Socorro, é hoje, umas das principais cidades do Circuito das Águas Paulistas, reconhecida pelas suas águas hidrominerais, com propriedades medicinais. Também é conhecida como a capital paulista das malhas, com cerca de 400 malharias, malhas de todos os tipos e gêneros você encontra aqui.
Socorro também é conhecida como uma das melhores cidades para prática dos esportes de Aventura: Bóia-Cross, Arvorismo, Aqua-Ride, Trekking, Cannoing, Rafting entre outros. Muitas já são as agências que se interessam pela Estância de Socorro, onde recebe muitos esportistas e admiradores da Natureza, encantados com a belezas naturais, como as cachoeiras, ar puro, montanhas e muita tranquilidade.