Está acontecendo até o dia 24 de agosto mais uma grande edição do Festival da Pinga na linda Paraty, cenário de vários festivais. O Circuito Cachaça na Mesa, que ocorre também até dia 24 de agosto em vários restaurantes da cidade, oferece pratos e bebidas tendo a cachaça como base de suas receitas.
De quinta a domingo o Festival estará no Pontal, com os estandes dos cinco alambiques que participam este ano – Pedra Branca, Paratiana, Engenho d’Ouro, Coqueiro e Corisco – para a degustação do destilado, a Praça de Alimentação com doze quiosques comandados em sua maioria por chefs da cidade e uma extensa programação musical.
Realizado desde 1982, o Festival da Pinga é um dos eventos mais tradicionais da cidade e do mesmo modo que ocorreu com a bebida que celebra – que obteve a distinção de um selo de Indicação de Procedência, fez com que algumas de suas marcas estejam entre as melhores do Brasil.
Em mesas junto a simpáticas barracas com ar de quermesse à beira do rio, os visitantes poderão degustar as cachaças e saborear os pratos especialmente desenvolvidos para o Festival, com o acompanhamento das músicas e danças do tradicional grupo de ciranda Os Caiçaras, do Jongo do Campinho da Independência, do Maracatu Palmeira Imperial, e o forró do Chama-Maré, além de grupos de choro como Choro na Praça e Trio Hora do Brasil e o samba do Bola de Meia e Casuarina.
Na tenda principal, além dos estandes dos alambiques, haverá uma exposição sobre a produção da cachaça, uma área para palestras sobre o tema e um estande da Secretaria de Agricultura sobre a cana-de-açúcar.
Completam a programação cultural o teatro de rua “Vizinhos, um espetáculo circense” na Praça da Matriz às 19 horas do dia 21 e no mesmo dia, às 20 horas, um show especial na Casa da Cultura de Paraty com o trio Éramos Três, integrado por Giliad Lima, Gilson Oliveira e Robertinho Silva.
A Gastronomia em festa
A gastronomia vem com tudo para o Festival da Pinga com a Praça de Alimentação do evento e o Circuito Cachaça na Mesa, que acontece nos restaurantes da cidade e o concurso de drinks.
Restaurantes da cidade foram convidados a criarem pratos e drinks destacando o destilado nas receitas, mostrando que a cachaça também pode ser um produto gourmet. O Cachaça na Mesa, em sua segunda edição, acontece entre os dias 15 e 24 de agosto, nos restaurantes.
Na Praça de Alimentação do festival, o cuidado foi harmonizar à bebida os petiscos criados e servidos nos 12 quiosques, em sua maioria comandados por chefs da cidade. No final de semana do evento, do dia 21 ao 24 de agosto, visitantes e moradores poderão curtir a linda vista do centro histórico apreciando as iguarias desta praça, à beira rio.
A inspiração dos cardápios em ambos os casos vem da gastronomia sustentável, com a utilização de produtos locais e valorização das receitas regionais.
No concurso de drinks, tradicional competição que acontece paralelamente ao festival, a estrela, é claro, é a cachaça. Os participantes serão avaliados por um júri e o primeiro lugar ganhará um quiosque na Praça de Alimentação do evento para comercialização do drink vencedor.
É Paraty abraçando vários perfis de público, movimentando o seu turismo o ano inteiro.