segunda-feira, 16 de junho de 2014

Talentos do Brasil promove roteiros turísticos no entorno das cidades onde se realizarão os jogos do Mundial



23 roteiros colocarão o Brasil rural em evidência durante a Copa do Mundo, que tem sua primeira partida no dia 12 de junho. Esses circuitos fazem parte do programa Talentos do Brasil Rural, uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Turismo (Mtur) e Sebrae. O objetivo é a promoção de destinos da agricultura familiar, bem como a comercialização de seus produtos e serviços. “Neste momento, o Talentos prioriza as 12 cidades sede da Copa e vai beneficiar 26 mil famílias, 89 cooperativas e associações”, diz Valter Bianchini, secretário nacional da Agricultura Familiar.
“O roteiro deve estar acessível a, no máximo, três horas de uma das 12 capitais sede do mundial, considerando meio terrestre ou aquaviário”, diz Cristiano Araujo Borges, da coordenação-geral de programas de incentivo a viagens do Mtur. Também foram critérios classificatórios os seguintes aspectos: o roteiro já ser comercializado e ter pelos menos 10% de empreendimentos da agricultura familiar.
A seleção final é uma bela amostra do que o interior do Brasil tem em termos de natureza, gastronomia, artesanato, história e da própria vivência no campo. Os 23 circuitos são um retrato da miscigenação do país e da colcha de retalhos de várias culturas que é o povo brasileiro. O turista que optar pelo roteiro do Baixo Rio Negro poderá conversar e vivenciar o dia a dia dos índios e comunidades ribeirinhas do Amazonas. Já o visitante que escolher os Caminhos da Colônia, no Rio Grande do Sul, conhecerá um pedacinho da Europa no Brasil e as tradições e produtos dos descendentes de imigrantes italianos e alemães.
Cada roteiro envolve vários empreendimentos da agricultura familiar. “O objetivo é gerar renda ao produtor, na medida que seus produtos são inseridos num novo mercado, o turístico”, diz Enio Queijada, gerente de agronegócios do Sebrae Nacional. Os roteiros do Talentos do Brasil Rural é uma maneira de consolidar essas propriedades, agroindústrias relativamente pequenas. “Algo tão comum na Europa, principalmente na França, que este ano organizou o Salão Internacional de Turismo Rural”, diz Bianchini.
Os produtos da agricultura familiar servem como divulgação da localidade. “Quando um turista leva o café do Serras de Minas para casa e serve para uma outra pessoa, ele faz propaganda do roteiro”, complementa. Ao lado, a lista com os 23 destinos.


1) MANAUS (AM)
Roteiro: Turismo Comunitário no Baixo Rio Negro (Tucorin) – Manaus
Distância de Manaus: de 30 minutos a 3 horas, dependendo do tipo de barco e da comunidade a ser visitada
Principais serviços: vivência cultural, ecoturismo, artesanato, gastronomia
O turista poderá conhecer as comunidades indígenas, de caboclos, agricultores familiares e ribeirinhos. As mais próximas de Manaus ficam na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé, na margem esquerda do rio. As mais distantes estão no Parque Estadual do Rio Negro, com acesso via Rio Cuieiras, um dos afluentes do Rio Negro. Nesse passeio, o turista poderá conversar com os índios, conhecer alguns de seus rituais, comida e artesanato. Algumas comunidades já estão estruturadas, o que permite ao visitante passar a noite.
amazoniacomunitaria.org, tel. (92) 3232-2718

2) CUIABÁ (MT)
Roteiro: Natureco Pantanal Remoto – Poconé
Distância de Cuiabá: 103 km
Principais serviços: ecoturismo, produtos da agricultura familiar. É um tour por entre tradicionais fazendas de gado que se transformaram em estabelecimentos de ecoturismo para quem reconhece a importância da manutenção do habitante local, de sua cultura e modo de vida. Essa região atrai muitos animais, como tamanduás, antas, cervos, onças-pintadas, etc. O turista visitará a comunidade da Cascalheira, onde é feita uma interação sociocultural através de uma trilha guiada por membros da comunidade. Lá, o visitante poderá degustar castanha de caju, rapaduras e compotas de frutas e também conhecerá o cururu e o siriri, duas tradições de origem indígena.
natureco.com.br, tel. (65) 3321-1001
3) SÃO PAULO (SP)
Roteiro: Caminho da Roça - Socorro
Distância de São Paulo: 135 km
Principais serviços: vivência rural, gastronomia, artesanato. O passeio começa um café da manhã caipira, servido no fogão a lenha do Rancho Pompeia. Depois, uma visita à centenária Fazenda Sant´ana, com criação de ovinos, lagos de piscicultura, áreas de preservação de nascentes e trilhas. Há também uma fábrica de derivados de cana e fotos do passado da fazenda. O almoço aocntece no Pesqueiro Nenê Oliani. O artesanato em couro de peixe também é um atrativo: carteiras, porta-batom, cheveiros, etc. A próxima parada é o Empório Nova Vida, onde o turista irá conhecer as bases da agricultura orgânica. O roteiro termina no Alambique Pioneira, o primeiro a produzir cachaça e derivados de cana no sistema orgânico. O turista poderá degustar diversos tipo de bebida.
socorro.tur.br, tel. (19) 3855-9634
4) BRASÍLIA (DF)
Roteiro: Caminhada da Natureza – Sobradinho
Distância de Brasília: 23 km
Principais serviços: vivência cultural,  gastronomia Uma caminhada de 7,5 km que passa por mais de 20 propriedades rurais, a maioria da agricultura familiar. Além da linda paisagem, no caminho o turista poderá degustar frutos típicos do Cerrado e conhecer a história das plantas tão emblemáticas da região. O roteiro passará pela Agroindústria Rabicó, onde os visitantes provaram carnes de porco defumadas. As tentações gastronômicas continuam pelo caminho, com galinhada caipira, queijos, doces e rapadura.
emater.df.gov.br, tel. (61) 3591 -5235
5) BRASÍLIA (DF)
Roteiro: Trekking Travessia Leste - Alto Paraíso de Goiás (GO)
Distância de Brasília: 23 km
Principais serviços: ecoturismo, turismo de aventura, Patrimônio Natural Mundial, a Chapada dos Veadeiros dispensa apresentações. A trilha de 100 km liga Alto Paraíso ao Povoado do Bnadeira, em São João D´Alianç. Os acampamentos são montados por uma equipe de apoio. Há diversas cachoeiras, mirantes, belíssimas paisagens e muita aventura. Dá para fazer canionismo no Rio Macaquinho. O trekking demanda oito dias e nove noites.
altoparaiso.go.gov.br, tel. (62) 3446-2053/1159
6) CURITIBA (PR)
Roteiro: Caminho do Vinho – São José dos Pinhais
Distância de Curitiba: 17 km
Principais serviços: vivência rural, vivência cultural, gastronomia, produtos da agroindústria
O roteiro foi criado para conservar as tradições italianas das primeiras famílias de imigrantes que colonizaram São José dos Pinhais e formaram a Colônia do Mergulhão. O turista tem a oportunidade de conhecer o jeito de viver desse povo, degustar o vinho, visitar adegas, cantinas, restaurantes, cafés coloniais, etc. O lugar abriga edificações com arquitetura italiana, diversas pousadas, pesque e pague, minhocário, bem como propriedades rurais.
sjp.pr.gov.br, tel. (41) 3381-5811
7) CURITIBA (PR)

Roteiro: Caminhos Históricos da Serra – Quatro Barras
Distância de Curitiba: 23,4 km
Principais serviços: turismo histórico e de aventura, agroindústria
Há quatro opções de roteiros: Palmitalzinho, Monte Alegre, Ribeirão do Tigre e Borda do Campo. Entre os atrativos estão o Morro Anhangava, de 1.420 metros, a Estrada da Graciosa, construída entre 1854 e 1873, ligando Curitiba ao litoral, e o Caminho do Itupava, que liga Quatro Barras a Morretes, quase todo pavimentado com pedras, colocadas por escravos entre os anos de 1625 e 1654. No passado, foi uma das principais vias de comunicação entre o primeiro planalto paranaense e a planície litorânea.
quatrobarras.pr.gov.br, tel. (41) 3671-8850

8) BELO HORIZONTE (MG)

Roteiro: Serras Rurais de Minas – vários municípios
Distância de Belo Horizonte: Acaiacá 23 km, Araponga 254 km, Guaraciaba 213 km, Viçosa 227 km
Principais serviços: vivência cultural, gastronomia, produtos da agroindústria, artesanato
Uma imersão na vida rural de Minas. Folia de Reis, cachaças,  rapadura e fubá. Jantar típico e viola caipira. Cavalgada no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, produção de café, dança cabocla e artesanato de palha de café.
serrasdeminas.org.br, tel. (31) 3885-1893
9) BELO HORIZONTE (MG)
Roteiro: Caminhos Rurais da Mata Atlântica de Minas – vários municípios
Distância de Belo Horizonte: São Domingos do Prata 143 Km, Marliéria 318 km, Coronel Fabriciano 204 km, Ipatinga 218 km, Santana do Paraíso 234 km e Açucena 283 km
Principais serviços: vivência rural, gastronomia, ecoturismo
Natureza, boa comida e visita a igrejas. Produção artesanal de cachaça, Parque Estadual do Rio Doce, orquidário e a Cachoeira do Macarrão. Almoço tipico acompanhado de marujada ou batuque. Passeio de charrete, pesca esportiva, lida com avestruz, galinhas e outros animais.
circuitomataatlantica.tur.br, tel. (31) 3841-1891
10) RIO DE JANEIRO (RJ)
Roteiro: Circuito Rural e Ecológico do Vale do Rio Preto – Santa Rita de Jacutinga (MG) e Rio Preto (MG)
Distância do Rio de Janeiro: Santa Rita de Jacutinga 181 km, Rio Preto 182 km (Casa de Pedra, Funil).
Principais serviços: ecoturismo, turismo de aventura e religioso, produtos da agroindústria, gastronomia
Visitas a fazendas históricas. Em Rio Preto, o destaque fica para o Povoado do Funil. O lugar faz parte da Serra Negra, conhecida por suas cachoeiras. Santa Rita de Jacutinga tem muitas histórias ligadas ao ciclo do café, ao comércio ilegal de escravos, passando para a pecuária e o turismo ecológico. Há também opções de trilhas off-road para motos, jipes, além de ciclismo e observação de pássaros.
circuitoserrasdeibitipoca.com.br, tel. (32) 8855-0231/3281-1195
11) RIO DE JANEIRO (RJ)

Roteiro: Circuito Eco Rural Caminhos do Brejal – Petrópolis
Distância do Rio de Janeiro:  66 km
Principais serviços: vivência rural, gastronomia, produtos da agroindústria
São 11 propriedades rurais – produtores, restaurantes, pousadas, agroindústrias – que recebem turistas. A maior parte dos agricultores familiares são produtores orgânicos de legumes, escargots, trutas e tilápias, cogumelos shiitake, ervas aromáticas, flores, café, mel, conservas, além do artesanato e da criação de cavalos, cabras, galinhas, coelhos, cães e borboletas. O circuito promove, anualmente, um festival gastronômico.
relindes55@hotmail.com, tel. (21) 98604-2535 ou (24) 2259-2662
12) PORTO ALEGRE (RS)

Roteiro: Agroturismo - Gramado
Distância de Porto Alegre: 105 km
Principais serviços: produtos da agroindústria, vivência cultural e rural, gastronomia
São três roteiros. O tour do Vale mostra os morros, os rios e cachoeiras, além de momentos de convivência com os produtores agrícolas e compra dos produtos da agricultura familiar. O Raízes Coloniais acontece em localidades onde teve início a cidade. O visitante será recebido por descendentes de italianos e alemães e conhecerá um pouco da cultura de Gramado. No Quatrilho o visitante conhecerá os cenários do filme homônimo. Experimentará um típico café alemão repleto de delícias como cucas, pães, geleias, linguiças, etc.
gramado.rs.gov.br, tel. (54) 3286-0220
13) PORTO ALEGRE (RS)
Roteiro: Caminhos da Colônia – Caxias do Sul e Flores da Cunha
Distância de Porto Alegre: Caxias do Sul 128 km, Flores da Cunha 148 Km
Principais serviços: vivência cultural, produtos da agroindústria
O roteiro passa pelo interior de Caxias do Sul e Flores da Cunha, locais onde a presença de imigrantes italianos é muito forte. São 30 quilômetros repletos de vinícolas, restaurantes, igrejas, vendas de produtos típicos, orquidários, museus e parques. Outro atrativo é a arquitetura no estilo italiano, vinhedos e o dialeto italiano ainda falado pelos descendentes. Tudo lembra o clima de colônia.
caminhosdacolonia.com.br, tel. (54)3224-2482 e (54)9974-2467
14) PORTO ALEGRE (RS)
Roteiro: Caminhos Rurais de Porto Alegre
Principais serviços:  vivência rural, gastronomia, agroecologia
A zona sul da capital é desenhada por três paisagens: a planície, urbana, o Lago Guaíba, que forma uma orla fluvial, e uma cadeia de morros. Em poucos minutos, se deixa a agitação da metrópole para encontrar pequenas propriedades de hortifrutigranjeiros e forte perfil agroecológico – hortaliças orgânicas, flores e folhagens, vinhos, sucos, pães, geleias, massas e queijos coloniais.
caminhosrurais.tur.br, tel. (51) 3319-4133
15) PORTO ALEGRE (RS)
Roteiro: Caminhos de Pedra –Bento Gonçalves
Distância de Porto Alegre: 122 Km
Principais serviços: vivência cultural, produtos da agroindústria, gastronomia
O roteiro é organizado em função da cultura e costumes de famílias descendentes de imigrantes italianos, além de se encontrar pelo caminho muitas casas antigas feitas de pedra. A programação inclui a Casa do Tomate, a Casa de Doce Predebon, o Restaurante Nona Ludia, a Casa do Artesanato e das Massas, a Casa da Tecelagem, a Cantina Strapazzon, a Vinícola Salvati e Sirena, a Casa da Erva Mate, a Casa da Confecção, a Casa da Serra e a Casa da Ovelha.
caminhosdepedra.org.br,tel. (54)  3454-5702
16) PORTO ALEGRE (RS)
Roteiro: Vale dos Vinhedos – vários municípios
Distância de Porto Alegre: Bento Gonçalves 122 km, Garibaldi 113 km e Monte Belo do Sul 133 km
Principais serviços:  enoturismo, gastronomia
Primeiro roteiro de enoturismo brasileiro reconhecido com a Indicação Geográfica. O vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico dos imigrantes italianos. A produção de vinhos é o grande atrativo da região, que tem paisagens incríveis. O turista encontra de cantinas familiares a grandes vinícolas, diversas opções de hospedagem e farta lista de lugares para comer.
Aprovale, tel. (54) 3451 9601
17) FORTALEZA (CE)
Roteiro: Cultura e ecologia em busca do Futuro – Fortim
Distância de Fortaleza: 132 km
Principais serviços: vivência cultural, ecoturismo, gastronomia
O dia a dia dos moradores do Assentamento Coqueirinho, na zona rural de Fortim. Hortas orgânicas, sistema agroflorestal, apiário e banco de sementes. Ali os visitantes podem fazer uma trilha ecológica para desbravar o assentamento, a mata e os locais de cultivo agrícola e criação de animais. Pode-se conhecer a história do assentamento, os projetos e o museu. A culinária regional tem pratos preparados com os alimentos orgânicos produzidos no local.
tucum.org, tel. (88) 9933-7808/9989-9027/9904-5967

18) NATAL (RN)

Roteiro: Seridó – vários municípios
Distância de Natal: Cerro Corá 150 km, Lagoa Nova 5,5 km, Currais Novos 186 km, Acari 215 km, Carnaúba dos Dantas 235 km,  Parelhas 246 km, Jardim do Seridó
243 km e Caicó 273 km
Principais serviços: vivência cultural, artesanatos
A região abriga o único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga. Sítios arqueológicos e a cultura são pontos fortes, com destaque para a gastronomia: carne de sol, queijo coalho e manteiga de garrafa.
adese.com.br, tel. (84) 3417-2948
19) NATAL (RN)
Roteiro: Caminhos dos Engenhos – Bananeiras (PB) e Areia (PB)
Distância de Natal: Bananeiras 148 km e Areia 178 km
Principais serviços: turismo histórico, cachaça, gastronomia
Principais atrativos: o Cruzeiro de Roma, edificações neoclássicas e art déco do século XXVIII, degustação de produtos da agricultura familiar, Gruta de Antônia Luzia e Areia, cidade tombada como Patrimônio da Cultura Nacional, a primeira na Paraíba a ter um teatro e terra de Pedro Américo, o pintor de O grito do Ipiranga.
Associação Amigos de Areia, tel. (83) 8811 3139
20) NATAL (RN)
Roteiro: Uma viagem à civilização dos potiguaras – Mataracá (PB), BaÍa da Traição (PB), Rio Tinto (PB) e Mamanguape (PB)
Distância de Natal: Mataracá 107 km, Baía da Traição 129 km, Rio Tinto 139 km e Mamanguape 132 km
Principais serviços: vivência cultural, produtos orgânicos, gastronomia
A Baía da Traição é território dos índios potiguares. O turista conhecerá aldeias e um ritual indígena, a Dança do Toré. Em Rio Tinto, arquitetura germânica, feira agroecológica e comidas típicas (tapioca, beiju). Em Mamanguape, apresentações culturais e feira de artesanato.
Associação dos Artesãos de Mamanguape, tel. (83) 8858-0833
21) SALVADOR (BA)

Roteiro: Ecoétnico – Nilo Peçanha e Ituberá
Distância de Salvador: Nilo Peçanha 272 km e Ituberá 290 km
Principais serviços: atrações culturais, ecoturismo, gastronomia
O passeio tem início em Nilo Peçanha com um café da manhã típico. Depois, trilha pela beira do Rio Das Almas, na Mata Atlântica, junto a plantações de dendê e piaçava, matéria-prima para vassouras, cobertura de casas, quiosques e artesanatos. Na sequência, plantações de cacau, guaraná, cravo, pimenta, urucum, frutas tropicais, uma tradicional casa de farinha e a Praia de Pratigi. Último dia: Grupo Zambiapunga para aula de percussão e Grupo Olopunga, que ensinará capoeira.
ides.org.br, tel. (73) 3257-2017
22) RECIFE (PE) 
Roteiro: Trilha do Visgueiro – Maragogi (AL) e Japaratinga (AL)
Distância do Recife: Maragogi 134 km e Japaratinga 146 km
O roteiro inclui visitas a uma autêntica casa de taipa (paredes feitas de barro), a pessoas de vidas simples, bem como banhos em lagoas e cachoeiras de água cristalina e degustação de frutas tropicais da estação. A aventura continua pela Mata Atlântica, com o canto de pássaros e o barulho do vento na floresta. O clímax da trilha é a chegada ao GranVisgueiro, árvore que dá nome ao roteiro por seus mais de 500 anos, 22 metros de altura e raízes que se estendem por um raio superior a 50 metros. A programação também inclui visitas ao Projeto Mulheres de Fibra, artesãs que fazem peças com junco e fibra de bananeira.
coopeagro.org, tel. (82) 3296-2010
23) RECIFE (PE)
Roteiro: Em Terras Quilombolas – Caapora (PB), Pitimbu (PB) e Conde (PB)
Distância do Recife: Caapora 77 km, Conde 111 km e Pitimbu 91 km
Principais serviços: vivência cultural, artesanato, produtos da agroindústria
Atrativos: igrejas franciscanas oitocentistas, a Praia de Pitimbu, com destaque para a pesca de lagosta e a coleta de mariscos, artesanato de fibra de coqueiro, em cerâmica e cipó, danças folclóricas (maculelê e dança do coco) e capoeira.
Associação de Turismo Costa do Conde, tel. (83) 9922 2662