quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Zepelin no carnaval do Rio

Uma das grandes novidades para o Carnaval deste ano, que terá como tema “Viva um Carnaval de Harmonia”, será o patrulhamento aéreo dos blocos feito por um veículo não tripulado. O dirigível terá 10m x 2,6m de altura com capacidade para sobrevoar as rotas da folia por até três horas numa altura de 30 metros do solo. Um gás não inflamável, inodoro e não tóxico modela o formato do “zepelim”, dotado de um motor elétrico silencioso e guiado por controle remoto.


O novo equipamento auxiliará ainda mais no monitoramento da cidade, que já conta com 560 câmeras instaladas nos principais pontos do município. Os trajetos dos blocos também foram georreferenciados pelo Centro de Operações Rio. Alguns aspectos foram cuidadosamente observados, como a posição da rede aérea elétrica, altura dos sinais de trânsito, estabilidade do piso, árvores, caçambas e etc. Com a elaboração de um fluxograma, foi possível definir com mais exatidão os melhores pontos de distribuição das equipes operacionais, além da melhor angulação das câmeras para o monitoramento em tempo real. Na semana anterior ao Carnaval, técnicos do Centro de Operações farão novas vistorias nos trajetos dos blocos de rua. Com isso, a prefeitura é capaz de mensurar qualquer tipo de impacto provocado ao trânsito nos pontos de desfiles.
“Depois da mochila espiã, o zepelim espião. Ele vai monitorar pelo menos os principais blocos da cidade. É a grande novidade que a Prefeitura do Rio traz para este Carnaval. O Zepelim vai nos permitir analisar melhor os desfiles dos blocos, o que atrapalha a passagem de cada um deles e atuar mais rápido para que qualquer problema seja resolvido”, disse o secretário.
--