Desde do dia 09 de Agosto está funcionando nos aeroportos de Congonhas -SP e Santos Dumont - RJ o check-in por meio de biometria facial.
Para utilizar o sistema, o usuário precisa apresentar documento biométrico válido (CNH digital ou título de eleitor digital), passagem aérea e acesso ao canal de cadastramento e validação biométrica da companhia aérea.
No aeroporto, a biometria facial é realizada em duas etapas: primeiro, no acesso à sala de embarque, depois no acesso à aeronave. Na entrada da sala de embarque , totens fazem a leitura biométrica da face, consultando a base de dados dos órgãos oficiais, verificando o cadastro do passageiro e a existência do cartão de embarque válido. Aprovada a biometria, o passageiro fica autorizado a ingressar no local. A segunda etapa ocorre no portão de embarque, no momento de ingresso à aeronave.
O tripulante que escolher o procedimento biométrico deve acessar a aplicação Embarque + Seguro Tripulante, por meio de dispositivo móvel em sua conta pessoal da plataforma gov.br.
O processo ocorre com a checagem dos dados e de documentos profissionais, seguida de captura de selfie e habilitação do usuário como participante do Embarque + Seguro Tripulante, o que não exime o profissional de se submeter à inspeção de segurança aeroportuária.
Ele deve aceitar os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD), necessitando fazer o mesmo procedimento a cada novo voo, sendo a escolha opcional. Executada essa ação de forma digital e validado o cadastro, o passageiro estará apto a usar o sistema biométrico para o respectivo voo.