terça-feira, 11 de setembro de 2018

Enoturismo é aposta para o desenvolvimento rural sustentável




A Organização Mundial de Turismo (OMT) optou pelo enoturismo para fazer parte do Turismo nacional e políticas de desenvolvimento rural durante a terceira UNWTO Wine Tourism Conference na República da Moldávia, realizada na semana passada. 

Os dois dias de discussão envolveram especialistas de 30 países e abordaram a prioridade da OMT de melhorar os benefícios socioeconômicos do Turismo, levando em conta segmentos específicos, como o enoturismo.


Segundo levantamentos durante o evento, para tornar o enoturismo uma ferramenta para o desenvolvimento rural, as comunidades locais devem se envolver e se beneficiar de toda a cadeia de valor do Turismo. Também foram discutidos modelos de governança que pudessem ajudar os administradores de destinos a oferecer o enoturismo como parte de uma abordagem holística de turismo rural e cultural.

Entre as principais conclusões da conferência estava a convicção de que se este tipo de Turismo for reforçado por parcerias, desenvolvimento de competências, pesquisas orientadas por dados e apoio a pequenas empresas, ele poderá ser uma área de criação de emprego e inovação e trazer novos modelos de colaboração.

“A complexidade do desenvolvimento do Turismo enológico e a diversidade de atores envolvidos requerem modelos inovadores de colaboração. Precisamos derrubar paredes e promover novos nichos”, disse o secretário geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili.

O encontro foi palco de pedidos por mais pesquisas para medir e entender as tendências do enoturismo e seus consumidores, além de comparar destinos internacionalmente com os mesmos critérios. A criação de oportunidades de emprego requer também o desenvolvimento de capital humano qualificado em novas tecnologias e sustentabilidades.