domingo, 17 de junho de 2018

Concurso Mundial de Azeite, o NYIOOC premia Azeite do Brasil







Concurso Mundial de Azeite, o NYIOOC World Olive Oil Competition, considerado o maior e mais prestigiado concurso de qualidade de azeite do mundo, realizado em Nova Iorque premiou o Azeite brasileiro, de Poços de Caldas no final de Abril.

O olivicultor e azeitólogo, Moacir de Carvalho Dias, recebeu uma das maiores classificações de azeite do mundo na categoria blend, qualidade produzida na fazenda da família. O azeite do poços-caldense disputou com mais de mil amostras.

O olivicultor ficou surpreso com o resultado, pois o azeite Irarema é o primeiro produzido por ele, de uma lavoura de apenas dois anos. Depois que moeu os frutos, decidiu enviar as amostras para o concurso, mas sem pretensão alguma de premiação. “A mistura das cultivares produzidas na propriedade agradou o paladar dos jurados. Eu não esperava por este resultado, tanto é que competi com professores meus da Europa, produtores que estão no mercado há mais tempo e, de repente, a mistura que desenvolvi aqui foi a melhor da categoria. Fiquei muito feliz com o prêmio”, comemora o olivicultor.

O azeite extra virgem  produzido é o resultado de dois anos de trabalho na Fazenda Irarema que, desde 1870, tinha o café como o carro chefe da propriedade. Além da plantação de oliveiras, a fazenda recebeu uma grande estrutura para a produção do azeite, que vai desde a colheita, processamento dos frutos, moagem, armazenamento e vazão do produto.


A primeira produção rendeu apenas 27 litros de azeite mas, para a próxima safra, a expectativa é de uma produção de 1.800 a 2 mil litros, podendo chegar futuramente a até 80 mil litros.
O maquinário, importado da Europa, hoje atende não só a demanda da fazenda bem como aos produtores da região que não têm onde extrair o azeite. Um investimento de família que já começa a dar bons frutos.

A produção de azeite vem crescendo em Poços e região, chegado aproximadamente a 40 produtores.