sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Comitê Paralímpico Internacional se reunirá para definir inclusão de modalidades para os Jogos de Tóquio-2020


Andrew Parsons é presidente do CPB e vice-presidente do IPC

Andrew Parsons e Cássia Penza


A cúpula do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) se reunirá em Berlim, Alemanha, na próxima terça-feira, 7, para discutir quais esportes serão incluídos no programa dos Jogos Paralímpicos em Tóquio-2020.
Vinte e quatro modalidades estão na disputa. Destas, 22 já farão parte do programa da Rio-2016. Parabadminton e parataekwondo concluem a lista, uma vez que conseguiram passar da fase inicial de inscrição.
Ao todo, 23 modalidades irão compor o programa da Paralimpíada de Tóquio-2020 – cada uma teve até 28 de julho para enviar a sua inscrição ao IPC. Desde então, a equipe do IPC tem analisado todas as inscrições recebidas.
Na terça-feira, a corpo diretivo do IPC revisará as inscrições e as recomendações feitas na primeira análise e decidirá quais as modalidades que serão incluídas no programa no prazo de seis anos até os Jogos.
As modalidades que não forem confirmadas na terça-feira terão de enviar informações adicionais ao IPC para sanar as dúvidas e os problemas identificados nas inscrições.
O corpo diretivo do IPC, então, fará a decisão final sobre o programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 no início do próximo ano, durante encontro entre 30 de janeiro e 1º de fevereiro em Abu Dhabi, Emirados Árabes.
“Nossa meta desde o começo tem sido fazer deste um processo tão transparente e aberto possível. Nos queremos garantir que o programa de Tóquio-2020 seja renovado e contenha os melhores esportes possíveis. Nós podemos ter até 23 modalidades e, em acordo com o COI, definiremos o programa e o número total de atletas em 2015″, disse Xavier Gonzalez, diretor executivo do IPC.
“Embora alguns esportes já se garantirão na terça-feira, a lista final não será decidida até a reunião de janeiro. Isso dá a oportunidade aos esportes que tiveram problemas identificados durante o processo de revisão para nos mandar informações adicionais”, concluiu.
Os 22 esportes que compõem atualmente o programa dos Jogos de Verão são: atletismo, tiro com arco, bocha, paracanoagem, ciclismo, hipismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, levantamento de peso, remo, vela, tiro esportivo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, paratriatlo, basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, rúgbi em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas. Paracanoagem e paratriatlo farão as suas estreias nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016.
Desde a primeira edição dos Jogos Paralímpicos, em Roma-1960, os Jogos têm crescido cada dia mais. A primeira edição contou com apenas 400 atletas de 23 países diferentes competindo em oito esportes. Já em Londres-2012, os Jogos contaram com 4.237 atletas de 164 países. Foram distribuídas 503 medalhas para 20 esportes diferentes. A audiência total acumulada dos Jogos foi de 3,8 bilhões de pessoas, enquanto 2,78 milhões de ingressos foram vendidos – o que fez da Paralimpíada o terceiro maior evento esportivo do planeta, atrás da Olimpíada e da Copa do Mundo de Futebol.
Em 2010, parabadminton, basquete para paralisados cerebrais, paragolfe e parataekwondo se inscreveram para tentar fazer parte do programa dos Jogos do Rio-2016. Nenhum deles conseguiu vaga, a medida que a cúpula do IPC selecionou a paracanoagem e o paratriatlo para integrar a Paralimpíada brasileira.
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 ocorrerão de 25 de agosto a 6 de setembro de 2020.